Página inicial > Notícias > Programa de intercâmbio

Programa de intercâmbio

Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2019, 12h23 | Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 13h32

Campus Pouso Alegre recebe aluna colombiana para estágio em Engenharia Química

IMG 6403Diana Gabriela Spell fará intercâmbio acadêmico e estágio nas áreas de química, ciências e tecnologia de alimentos sob a orientação do professor João Paulo Martins e nas áreas de operações unitárias e modelagem matemática sob a orientação da professora Rejane Barbosa, pelo curso de Engenharia Química. Colombiana, residente da capital Bogotá, a intercambista cursa Química Farmacêutica, pela Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales-U.D.C.A. O estágio terá duração até dezembro.Diana é a primeira aluna intercambista no Campus Pouso Alegre.

Na chegada ao Campus, a aluna da Colômbia foi recebida pela direção da escola e servidores para um bate-papo e, em seguida, um café da manhã com produtos típicos de Minas. Diana surpreendeu a todos com o seu português. “Estávamos todos apreensivos com a chegada da Diana, para que ela não tivesse nenhuma dúvida e ela já vinha estudando o português há três meses para tirar o máximo de proveito do estágio que ela fará aqui. Ver como ela fala e entende bem o nosso idioma foi uma surpresa muito boa”, disse a diretora Mariana Felicetti.

Há poucos dias na cidade, Diana disse que já se sente em casa. “Pouso Alegre é uma cidade pequena mas muito bonita e tem pessoas muito carinhosas que se preocupam com o meu bem-estar. Estou me sentindo como em casa e muito feliz em estar aqui”.

E aquela história de que o brasileiro é um povo hospitaleiro? Diana confirma. “Em Bogotá, por ser uma capital muito grande, as pessoas são um pouco mais sérias porque todo mundo está em sua vida, mas aqui a gente escuta, ajuda. Em Bogotá, pelas atividades é um pouco complicado que as pessoas ajudem e tenham tempo para as outras pessoas”.

Para a diretora, a troca de experiências será muito válida. “Será muito importante para os servidores e para os alunos esse aprendizado de uma nova cultura. Vamos ensinar, mas também vamos aprender. É a nossa primeira aluna de intercâmbio e vamos aproveitar ao máximo as experiências que ela traz de seu país”.
E, se depender da nova aluna, essa experiência será muito exitosa. “Espero aprender muito e também aportar pequenas coisas de meu conhecimento aqui no Brasil”.

IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre