Página inicial > Notícias > Projeto EJA-EPT

Projeto EJA-EPT

Publicado: Segunda, 31 de Julho de 2023, 17h29 | Última atualização em Terça, 19 de Março de 2024, 17h09

Campus Pouso Alegre ofertará mais de 5 mil vagas em cursos profissionalizantes para alunos da EJA

Reunião fic eja2A partir deste segundo semestre de 2023, o IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre passará a ofertar cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto está em fase de concretização de parcerias com os Municípios. “Estamos muito engajados em atender este público, ofertando uma educação profissional de qualidade. Muitas vezes esse incentivo não chega a eles por estarem em locais distantes e pelo trabalho que afeta até a realização de um curso regular. Por isso contamos com as parcerias de escolas e prefeituras para alcançar esses alunos”, disse a coordenadora do programa, Eliane Silva Ribeiro, durante uma reunião online para apresentação do projeto (foto).

O Projeto EJA-EPT foi inscrito em 2022 em um edital do Ministério da Educação, aprovado este ano com recurso de cerca de R$ 15 milhões que serão utilizados para ofertar alimentação, uniforme e material escolar para os alunos e pagamento de professores, tutores e apoio administrativo nos polos de atendimento presencial.

Serão ofertadas  mais de 5 mil, divididas entre 11 cursos, sendo quatro deles na modalidade EaD e sete presenciais. São eles: Metodologias ativas e tecnologias para a EJA (formação de professores); Agentes de gestão de resíduos sólidos; Operador de tratamento de águas e efluentes; Laboratorista de solos; Assistente de controle de qualidade; Eletricista instalador predial de baixa tensão; Pedreiro de alvenaria estrutural; Mecânico de refrigeração e climatização industrial; Soldador de estruturas e tubulação no processo MIG/MAG; Recepcionista sem serviços de saúde; e Instalador de sistemas eletrônicos de segurança.

“Os cursos selecionados para o programa são cursos da qual sempre recebemos demanda seja de prefeituras, de secretarias de educação, da própria comunidade externa, empresários, etc. Então montamos esse arcabouço de cursos focados no ensino de Jovens e adultos”, explicou o diretor-geral do Campus, professor Alexandre Fieno da Silva.
A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para pessoas que não puderam concluir a educação básica na idade convencional. Nesse tipo de educação o tempo de conclusão é menor em relação à educação regular.

Para estudar na Educação de Jovens e Adultos é preciso ter idade mínima de 15 anos, para cursar o ensino fundamental, e 18 anos, para o ensino médio.

Segundo levantamento mais recente do Censo Escolar, o número de alunos da Educação para Jovens e Adultos aumentou de 728.429, em 2012, para 900.222, em 2022.

“É crucial o apoio das prefeituras e secretarias de ensino para alcançarmos esses alunos para que eles se qualifiquem nesses cursos que estamos ofertando. Sabemos da importância da nossa participação em programas como esse, o quanto eles podem mudar a vida de uma pessoa, o quanto é importante direcionarmos o nosso olhar para esse grupo da população”, concluiu o diretor.

Projeto EJA-EPT – Campus Pouso Alegre