Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto Alvorada
Início do conteúdo da página

Projeto Alvorada

Publicado: Terça, 16 de Dezembro de 2025, 13h26 | Última atualização em Terça, 16 de Dezembro de 2025, 13h45

Campus realiza cerimônia de certificação de alunos do curso de Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial


WhatsApp Image 2025 12 16 at 12.41.31

A cerimônia de entrega de certificados aos 25 alunos egressos do sistema prisional, que concluíram o curso de “Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial”, ocorreu no auditório do IFSULDEMINAS, no Campus Pouso Alegre nesta segunda-feira, 15 de dezembro. O Projeto Alvorada – Ciclo 2, visa fomentar a inclusão social e produtiva de indivíduos que completaram suas penas por meio de parcerias estabelecidas através de Termos de Execução Descentralizada (TED).  Ele integra uma série de ações e compromissos assumidos pela SENAPPEN, para a promoção e o fortalecimento da reintegração social por meio da inclusão produtiva de pessoas egressas e suas famílias

A mesa diretora da cerimônia foi presidida pela Pró-Reitora de Extensão, Professora Daniela Ferreira Cardoso, que representou o Reitor do IF, Professor Cléber Ávila Barbosa. Também estiveram presentes a Diretora- geral substituta e idealizadora do Projeto Alvorada, Eliane Silva Ribeiro; a Coordenadora Pedagógica do projeto, professora Maria Josiane Ferreira Gomes; o professor Roberto Nunes Duarte; e a mentora, professora Elgte Elmin Borges de Paula. A cerimônia contou ainda com a presença de outros membros do corpo docente e administrativo, incluindo o Coordenador do Núcleo de Inclusão, professor Paulo César Xavier Duarte, e a mentora psicóloga Rosemery de Fátima Pereira.

Em seu discurso, a professora Elgte Elmin Borges de Paula expressou a alegria ao ver cada aluno alcançar este momento significativo. Ela enfatizou que o êxito do projeto se deve à contribuição coletiva dos participantes. “Isso demonstra a força do trabalho conjunto de alunos, professores e administradores. Assim como a educação mudou a minha vida, ela também transformará a vida de cada um dos formandos aqui hoje”.

A professora Maria Josiane Ferreira Gomes, responsável pela coordenação pedagógica do projeto Alvorada, destacou os diversos desafios enfrentados. Ela observou que, apesarWhatsApp Image 2025 12 16 at 12.45.17 das dificuldades financeiras, do letramento dos estudantes e de questões cognitivas e psicológicas, as oportunidades foram abraçadas pelos participantes. “Quem está presente nesta cerimônia superou obstáculos e manteve o foco no aprendizado”.

Eliane Silva parabenizou todos os responsáveis pelo projeto e reiterou a importância da educação profissionalizante como um instrumento vital para a reintegração dos ex-detentos na sociedade. “Este não é apenas um passo rumo ao mercado de trabalho, mas uma oportunidade inestimável para reconstruir suas vidas.”

Em sua fala, a professora Daniela Ferreira Cardoso ressaltou que apenas dois campi participaram do Projeto Alvorada: o de Pouso Alegre e o de Machado. “Sintam-se privilegiados, pois hoje cada um de vocês está exercendo o direito à educação de qualidade. Estamos certos de que a educação é o fator fundamental para a transformação da vida de cada um de vocês”.

Representando a turma, o formando E.F expressou sua gratidão e compartilhou a emoção do momento. “Na APAC, aprendi valores, hábitos e moral que nunca tive a chance de conhecer antes. Neste curso, pude me sentir um cidadão. Desejo que todos aqueles que enfrentaram desafios semelhantes possam ter uma nova oportunidade de recomeço”.

A cerimônia, marcada por momentos de reflexão e celebração, representou não apenas a conclusão de um ciclo educacional, mas também uma nova fase na vida desses cidadãos, que agora têm as ferramentas necessárias para trilhar novos caminhos e contribuir para a nossa sociedade.


Texto e fotos: William Sanches

registrado em:
Fim do conteúdo da página