Projeto Alvorada
Campus realiza cerimônia de certificação de alunos do curso de Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial

A cerimônia de entrega de certificados aos 25 alunos egressos do sistema prisional, que concluíram o curso de “Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial”, ocorreu no auditório do IFSULDEMINAS, no Campus Pouso Alegre nesta segunda-feira, 15 de dezembro. O Projeto Alvorada – Ciclo 2, visa fomentar a inclusão social e produtiva de indivíduos que completaram suas penas por meio de parcerias estabelecidas através de Termos de Execução Descentralizada (TED). Ele integra uma série de ações e compromissos assumidos pela SENAPPEN, para a promoção e o fortalecimento da reintegração social por meio da inclusão produtiva de pessoas egressas e suas famílias
A mesa diretora da cerimônia foi presidida pela Pró-Reitora de Extensão, Professora Daniela Ferreira Cardoso, que representou o Reitor do IF, Professor Cléber Ávila Barbosa. Também estiveram presentes a Diretora- geral substituta e idealizadora do Projeto Alvorada, Eliane Silva Ribeiro; a Coordenadora Pedagógica do projeto, professora Maria Josiane Ferreira Gomes; o professor Roberto Nunes Duarte; e a mentora, professora Elgte Elmin Borges de Paula. A cerimônia contou ainda com a presença de outros membros do corpo docente e administrativo, incluindo o Coordenador do Núcleo de Inclusão, professor Paulo César Xavier Duarte, e a mentora psicóloga Rosemery de Fátima Pereira.
Em seu discurso, a professora Elgte Elmin Borges de Paula expressou a alegria ao ver cada aluno alcançar este momento significativo. Ela enfatizou que o êxito do projeto se deve à contribuição coletiva dos participantes. “Isso demonstra a força do trabalho conjunto de alunos, professores e administradores. Assim como a educação mudou a minha vida, ela também transformará a vida de cada um dos formandos aqui hoje”.
A professora Maria Josiane Ferreira Gomes, responsável pela coordenação pedagógica do projeto Alvorada, destacou os diversos desafios enfrentados. Ela observou que, apesar
das dificuldades financeiras, do letramento dos estudantes e de questões cognitivas e psicológicas, as oportunidades foram abraçadas pelos participantes. “Quem está presente nesta cerimônia superou obstáculos e manteve o foco no aprendizado”.
Eliane Silva parabenizou todos os responsáveis pelo projeto e reiterou a importância da educação profissionalizante como um instrumento vital para a reintegração dos ex-detentos na sociedade. “Este não é apenas um passo rumo ao mercado de trabalho, mas uma oportunidade inestimável para reconstruir suas vidas.”
Em sua fala, a professora Daniela Ferreira Cardoso ressaltou que apenas dois campi participaram do Projeto Alvorada: o de Pouso Alegre e o de Machado. “Sintam-se privilegiados, pois hoje cada um de vocês está exercendo o direito à educação de qualidade. Estamos certos de que a educação é o fator fundamental para a transformação da vida de cada um de vocês”.
Representando a turma, o formando E.F expressou sua gratidão e compartilhou a emoção do momento. “Na APAC, aprendi valores, hábitos e moral que nunca tive a chance de conhecer antes. Neste curso, pude me sentir um cidadão. Desejo que todos aqueles que enfrentaram desafios semelhantes possam ter uma nova oportunidade de recomeço”.
A cerimônia, marcada por momentos de reflexão e celebração, representou não apenas a conclusão de um ciclo educacional, mas também uma nova fase na vida desses cidadãos, que agora têm as ferramentas necessárias para trilhar novos caminhos e contribuir para a nossa sociedade.
Texto e fotos: William Sanches
