Página inicial > Notícias > Projeto Arquitetônico

Projeto Arquitetônico

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2019, 13h58 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2019, 14h01

Alunos de Engenharia Civil e Edificações visitam obras em museu, parque e centro cultural de São Paulo

WhatsApp Image 2019 03 18 at 16.34.43 1A visita aconteceu no dia 16 de março, como parte da metodologia da disciplina de Projeto Arquitetônico 1, ministrada pelo professor Gustavo Reis. No roteiro da viagem: MUBE - Museu da Escultura e Ecologia,  Parque do Ibirapuera (Auditório, Oca, Museu Afro, Marquise), Primeira Casa Modernistas e Centro Cultural de São Paulo. Os 38 alunos puderam experienciar e vivenciar a arquitetura na escala da construção, entender sobre soluções de projetos, estética e funcionalidade. “O maior objetivo é desenvolver um profissional critico sobre a produção do espaço construído, por isso conhecer de boas obras fazem toda diferença’, explicou o professor.

Para os alunos foi uma experiência única. “A demanda atual, em termos de construção civil, exige cada vez mais dos profissionais, um alinhamento entre a funcionalidade da edificação, sem deixar de lado a estética. Durante a visita, pudemos ver, aplicados nas construções, os conceitos aprendidos na sala de aula durante a disciplina de Projeto Arquitetônico. Observamos em cada lugar, cada obra, peculiaridades e diferenças entre elas, o que as tornam únicas. Cada uma possui a identidade de uma época e a funcionalidade pretendida por seus idealizadores. A visita foi muito proveitosa em todos os sentidos da palavra”, disse João Vitor Falciroli Paltrinieri - 9º período de Engenharia Civil e Monitor da disciplina.

Para Samuel Mendes de Oliveira, aluno do 3º período do curso de Engenharia Civil, “a visita acrescentou muito e estimulou o interesse por pesquisar a fundo sobre diversos temas. Com isso, cheguei a uma conclusão muito importante, a maioria de nós, alunos de Engenharia Civil (e também aqueles que já exercem a profissão), pensa que a arquitetura preocupa-se apenas com a estética, mas não. Pude aprender que por trás da beleza, do atraente, existe toda uma razão daquilo acontecer e estar ali, exatamente no lugar onde se encontra, logo, como o mercado exige profissionais, proativos, eficientes e criativos, associar a Engenharia com a Arquitetura é imprescindível e pode gerar bons resultados”.

Sobre a disciplina:

A disciplina de Projeto Arquitetônico 1 é divida em três fases:

1. Análise e entendimento: onde os alunos realizam análises de obras e conceitos relacionados com o tema do projeto.

2. Repertório e vivência: nessa fase os alunos adquirem experiências de projetos através do desenho e da fotografia. É nesse ponto que o aluno precisa conhecer a arquitetura em uma escala 1:1, sua dimensão no contexto da cidade, seu impacto social e a ambiência que aquela construção promove, por isso a importância das visitas.

3. Nesse ponto ele é capaz de CRIAR, por isso o aluno é instigado a produzir um projeto arquitetônico a partir de uma demanda da disciplina, seguindo uma metodologia de projeto, um programa de necessidades e a legislação do local.

“Para essa disciplina, os alunos vão desenvolver três projetos: um Laboratório de Praticas Criativas e Inovadoras dentro do Campus, uma residência unifamiliar e um projeto surpresa que será apresentado na maratona de projetos, quando os alunos terão 24 horas para apresentarem uma proposta projetual para uma demanda social”, explicou Gustavo.

Segundo o professor, todas essas propostas seguem uma nova tendência da educação, as metodologias ativas, que coloca o aluno no centro da aprendizagem, usa dos seus conhecimentos adquiridos mais as vivências dentro e fora da sala de aula para compreender a função daquele tema na sua vida profissional.

Informações: Profº Gustavo Reis
IFSULDEMINAS: Campus Pouso Alegre