Projeto Parede
Arte em grafite na fachada do Campus traz mensagem de esperança nesse tempo de pandemia
Está lá, estampada na fachada do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, para que todos que passam pelo local possam ver, a mensagem de dias melhores após a pandemia. É o Projeto Parede, uma parceria entre o Instituto, o SESC Pouso Alegre e o Sindcomércio Vale do Sapucaí, com o tema “Esperançar” a partir da reflexão do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire.
A ideia, segundo Magda Amélia Souza dos Santos, analista de serviços sociais do SESC, era trazer um sentimento de acolhimento. “Na esperança do fim da pandemia e da chegada da vacina, fomos pensando em frases e palavras que trouxessem esse acalento, mas de forma a temporária e não tão efêmera. Chegamos, então, a Paulo Freire que dizia que precisamos esperançar não com o sinônimo de esperar, mas de fazer acontecer, juntar-se com outro e fazer de outro modo, unidos passaremos por esse processo com esperança”.
Para transformar a mensagem em arte, foi escolhido o artista Diego Dais que trabalha com a técnica de personagens em grafite. Ele conta que a partir da palavra Esperançar foi buscando os elementos para expressar o significado da frase ‘Esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo’. O resultado? “Além das máscaras nos personagens, simbolizando o momento de cautela e preocupação consigo e com o próximo, eu trouxe as flores que simbolizam a beleza, o renascer a partir desse momento de isolamento. Toda crise tem uma consequência boa, tem o aprendizado, vai florir alguma coisa boa”, conta.
Diego começou no Hip Hop e de lá para o grafite foi um salto. Mostrando sua arte desde 2007, ele já participou de vários encontros nacionais de grafite além de organizar eventos sobre a técnica. Segundo Magda, foi a escolha perfeita para desenvolver o projeto no campus. “O projeto busca a valorização de artistas que ainda não tem renome nacional e que estão em busca dessa projeção. Já trouxemos artistas de outros Estados. Pro IF, trouxemos Diego Dais que é um artista que consegue humanizar a arte. Já nos primeiros traços notamos a consonância entre a arte dele e a nossa proposta”.
Esta é a segunda vez que o projeto Parede é levado para o Campus. Em 2019, no 1º Festival Literário e Feira do Livro do IF, o SESC compartilhou o painel do artista Gildásio Jardim, uma pintura em chita, em homenagem à Folia de Reis. O trabalho ficou exposto nos três dias do evento.
Em 2020, com a pandemia, o SESC optou por realizar o projeto diretamente em uma das paredes do Campus. Todo o projeto foi transmitido ao vivo pela fanpage do FLIF (facebook.com/FLIFPousoAlegre). Na segurança de suas casas, o público pode acompanhar todo o desenvolvimento da arte. “Conseguimos desenvolver uma arte que ficou harmoniosa com o IF e ela traz essa humanidade para as pessoas que estão no campus e para quem passa do lado de fora”, explicou Magda.
Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre