Prova de resistência
Estudantes de Engenharia Civil e Edificações testam os conhecimentos em competição de pontes de macarrão
A competição reuniu 26 equipes, formadas pelos estudantes do curso Técnico em Edificações, integrado ao ensino médio e da Engenharia Civil, em uma prova de resistência. Desde a construção das pontes até a prova final, os alunos foram incentivados a trabalhar em equipe e colocar em prática o que aprenderam na sala de aula, experiências que eles vão vivenciar como futuros profissionais na obra.“Essa é uma competição tradicional entre estudantes da área da construção civil em diversos países. O professor Yuri Ortigara trouxe para a nossa instituição alguns anos atrás e os alunos gostaram e se empenharam bastante! Hoje em dia, fazemos uma competição por ano, durante o evento da Jornada da Construção”, explica a professora dos cursos de Engenharia Civil e Edificações, Mariana Felicetti.
Além de colocar em prática o aprendizado e a criatividade, durante a prova, os alunos utilizam conceitos estruturais essenciais para um profissional da área, e entendem como a forma e o material precisam estar em harmonia e alinhados, para que se alcance a resistência necessária.
Além de ser divertida e educativa, a competição das pontes de macarrão também despertou o espírito solidário dos participantes, que doaram um total de 120 litros de leite, destinados ao Asilo Bethânia da Providência.
Objetivos
- Aplicar conhecimentos básicos de Física, Matemática, Mecânica, Análise
- Estrutural e Resistência dos Materiais para resolver problemas de Engenharia;
- Projetar sistemas estruturais simples;
- Colocar em prática o que é estudado e abordado dentro das salas de aula;
- Estimular a criatividade e aceitação de novos desafios explorando trabalho em equipe e competitividade.
Equipes vencedoras:
ENGENHARIA CIVIL
1º lugar - Equipe Engenheiros do Espaguete (Paulo Vitor Cabral, Leonardo Alexandre e Rafael Ferreira) – Ponte suportou 24 quilos
2º lugar – Elas e a Engenharia ( Milena Marinho, Rayssa Germano, Eloisa Gabrielly, Lavinya de Moura e Júlia Oliveira -16 kg
EDIFICAÇÕES
1º lugar – Equipe Massa Concreta (Antônio Carlos, Maria Eduarda, Anna Laura, Thayane Satiro e Davi Ribeiro ) - 11 Kg
2º lugar – Equipe “Sem Nome" (Nathália Félix, Alana Paulino, Alice Machado, Giovanna Fátima e Antônio Gabriel) - 5 kg
2º lugar – Equipe “Ponte que Partiu ( Ana Carolina, Ana Luiza, Gabriel Mirati, Júlia Valentine e Laura Gianini) - 5 kg