Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Publicação científica
Início do conteúdo da página

Publicação científica

Publicado: Sexta, 13 de Junho de 2025, 14h30 | Última atualização em Sexta, 13 de Junho de 2025, 14h37

Artigo desenvolvido pelo NAPNE é publicado em revista científica

 

4e55a2aa 4c5f 46a9 a23f 1e5f34af6420

O artigo intitulado “Tutorias Personalizadas e Inclusão Educacional: O impacto das Tutorias no Desenvolvimento de Alunos com Deficiência”, foi divulgado na revista científica Eixo Tech. De autoria de Ana Carolina Ferreira, Yasmin Yris Carneiro Pereira e Flávio Heleno Graciano que integram o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas, a publicação descreve diversos atendimentos realizados pelo Núcleo e avalia uma intervenção voltada para o aprimoramento das habilidades educacionais e sociais de dois estudantes com necessidades específicas. Por meio de tutorias intensivas, ambos desenvolveram suas interações sociais e competências emocionais, evidenciando a relevância do NAPNE e de uma abordagem personalizada para fomentar a inclusão e o progresso acadêmico. 

O NAPNE iniciou suas atividades no Campus Pouso Alegre em 2012 e visa assegurar o ingresso, a continuidade e o êxito de alunos com demandas educacionais especiais. Essas demandas abrangem deficiências, talentos excepcionais ou transtornos globais do desenvolvimento. 

O coordenador do NAPNE, Flávio Heleno Graciano, destaca que as demandas estão ligadas ao autismo, abrangendo indivíduos de diversos graus de condição. É importante destacar que o autismo frequentemente se associa a diversas outras necessidades, incluindo questões emocionais. Também são oferecidos serviços de apoio a estudantes com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), dificuldades de mobilidade, baixa visão, superdotação e diversas outras necessidades.

Segundo Flávio, os obstáculos associados à educação inclusiva são numerosos e estão em constante evolução. Em diversas ocasiões, além de suas particularidades, muitos466ee0c0 0f2b 49b2 82a8 4e10e5d4b842 casos apresentam situações psicossociais graves, que podem provocar distúrbios que complicam ainda mais o desenvolvimento educacional.

Atuação

Assim que a família comunica as necessidades específicas do aluno durante o processo de seleção ou na matrícula, a equipe do NAPNE imediatamente inicia o contato, antecipando-se ao início das aulas. Dessa forma, ao receber o aluno, toda a equipe escolar, incluindo professores, coordenadores e técnicos, já está informada sobre as demandas do estudante e pronta para oferecer o suporte necessário. Os alunos também têm a possibilidade de solicitar atendimento por meio de seus professores. Caso estes percebam, durante as aulas, comportamentos, dificuldades ou necessidades que exijam um suporte especial do NAPNE, poderão encaminhar a demanda para que o estudante receba a assistência adequada. Outra abordagem disponível é por meio da CAE (Coordenadoria de Assistência Estudantil), que tem a capacidade de direcionar o aluno conforme as avaliações e os comportamentos que este estiver demonstrando. 

Equipe de atendimento

A comissão do NAPNE é composta por 14 membros, dentre eles docentes, discentes e um membro da comunidade. Existem também 8 profissionais trabalhando diretamente com os alunos, um coordenador, 5 profissionais AEE’s (Atendimento Educacional Especializado) e 2 cuidadoras AEE’s.
E  ainda o suporte de 8 tutores que auxiliam nas dificuldades individuais de cada aluno.

Membros do NAPNE:

Nome   Função  Membro  Representação 
Flavio Heleno Graciano  Presidente Titular Docente 
Joao Marcos Batista de Souza Maciel  Vice-presidente  Titular   Docente
Gleysson De Paula Terra  Membro Titular  Docente
Silas Santana Nogueira Membro  Titular Docente 
Gissele Bonafe Costa De Abreu Membro  Suplente Docente 
Silvana Aparecida De Andrade  Membro  Titular  TAE
Marco Antônio Pereira Pinheiro  Membro Suplente  TAE 
Simone Cruz Batist Equipe Multidisciplinar Titular TAE
Maria Elizabeti Da Silva Bernardo Equipe Multidisciplinar Suplente TAE
Ivanete Fonseca Martins De Abreu Equipe De Apoio Especializado Titular TAE
Maria Angélica Pimentel Equipe De Apoio Especializado Suplente  
Murilo Andrade Garcia Membro Titular  
Yasmin Yris Carneiro Pereira Membro Suplente Discente
Juliana Paes Salvaterra Membro Titular Discente
registrado em:
Fim do conteúdo da página