Publicação
Transformação de Resíduos do Café em Biochar: Uma Solução Sustentável
Reforçando seu lado científico e antenado às necessidades de melhorias de produção e controle de pragas, dois professores do IFSULDEMINAS e um graduando em Engenharia Química realizaram um experimento científico e elaboraram um artigo “ Transformação de Resíduos do Café em Biochar: Uma Solução Sustentável” que foi publicado no livro - Caminhos Contemporâneos da Pesquisa Multidisciplinar. O capítulo é da autoria de dois professores: Tatiana de Freitas Silva e Alexandre Thomé da Silva de Almeida e do graduando em Engenharia Química, João Otávio Costa Almeida. O estudo explora a produção de biochar a partir da casca de café, utilizando o método de pirólise lenta.
Os autores estabeleceram como objetivo principal a avaliação das propriedades químicas e estruturais do biochar gerado, bem como os seus efeitos nas características físico-químicas do solo cultivado com Allium schoenoprasum (cebolinha). O biochar foi produzido em forno mufla a uma temperatura de 300 °C, resultando em uma conversão média de 78,61%. Diferentes granulometrias (150 e 300 mesh) e concentrações (1%, 2% e 3% m/m) foram testadas.
As análises laboratoriais demonstraram que a aplicação do biochar promoveu um aumento do pH do solo e da soma de bases, além de uma elevação na capacidade de troca catiônica (CTC) e maior retenção de nutrientes essenciais, como potássio, cálcio, magnésio e fósforo, em comparação ao solo não tratado. Adicionalmente, as avaliações físicas indicaram um incremento nas frações de argila e areia fina, melhorando a capacidade de retenção de água.
Visualmente, observou-se um crescimento mais vigoroso das plantas de cebolinha e uma redução na incidência de pragas
nos vasos que receberam biochar. Ambientalmente, o biochar destaca-se por sua estrutura porosa e estável, apresentando potencial para atuar como um sumidouro de carbono, contribuindo assim para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa. Portanto, a utilização de biochar proveniente de cascas de café representa uma alternativa sustentável para o manejo de resíduos agrícolas, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 12, 13 e 15) e às metas globais de economia circular e baixo carbono.
Confira nesse link o artigo publicado (https://www.researchgate.net/publication/400543684_TRANSFORMACAO_DE_RESIDUOS_DO_CAFE_EM_BIOCHAR_UMA_SOLUCAO_SUSTENTAVEL)
