Página inicial > Notícias > Publicação de artigo

Publicação de artigo

Publicado: Quinta, 11 de Outubro de 2018, 11h33 | Última atualização em Quinta, 11 de Outubro de 2018, 11h33

Alunos de Licenciatura em Química do Campus Pouso Alegre terão artigo publicado em revista

O artigo"Dominó da tabela periódica dos elementos químicos", de autoria dos alunos Ana Maria Sá Durazzini, Carlos Henrique Marquezini Machado, Ana Carolina Ribeiro Reis, Caroline Jambasse, Adilson Ferreira de Moura será publicado na Revista Debates em Ensino de Química, na edição de novembro de 2018. O trabalho teve a orientação da Professora Dra Elisângela Aparecida Lopes Fialho e co-orientação do Professor Dr Mayker Lázaro Dantas Miranda.

O artigo aborda a importância da atividade lúdica para o ensino aprendizado de química, além da confirmação de um melhor desempenho quando uma atividade lúdica é aplicada corretamente.

O sistema também foi avaliado durante a atividade (jogo do dominó), sob a forma de perguntas realizadas a cada jogada, possibilitando tanto para o professor quanto para os alunos, a percepção de dificuldades sobre determinado assunto (regra do octeto, localização do elemento na tabela periódica, tipo de ligação que tal elemento estava realizando, característica do elemento, a qual grupo pertencia o elemento, entre outras).

pageHeaderTitleImage pt BR

RESUMO

No componente de Química, a memorização de determinados conteúdos é quase que necessária para que seja adquirida a compreensão de determinados conteúdos e conceitos. A elaboração de jogos didáticos tem se tornado uma possibilidade de atuar na construção do conhecimento, além de estar respaldada no baixo custo de elaboração, aplicação e a possibilidade de promover uma atividade rápida, estimulante e diferente em sala de aula. O objetivo do uso do dominó da tabela periódica, foi auxiliar no processo de memorização de símbolos e nomes dos elementos, além de executar o raciocínio lógico e ampliar a capacidade dos alunos de se relacionarem em grupo. O dominó foi confeccionado em material resistente, para ter uma maior durabilidade. A turma alvo da aplicação, foi do 2º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública de ensino. Cada peça do dominó foi dividida em dois espaços, compostos por elementos da Tabela Periódica. Os alunos foram avaliados por meio de questões realizadas durante o jogo, que também nortearam seu andamento, e assim foi possível verificar quais as dificuldades aparentes. Sobre a atividade empregada na aula, 94% dos alunos responderam positivamente sobre terem gostado da mesma, 100% responderam que nunca tiveram uma aula divertida relacionada à disciplina de Química, e 88% responderam que gostaram da avaliação ter sido aplicada concomitantemente à aplicação da atividade lúdica, em forma de perguntas relacionadas a cada jogada.

Texto: Professor Flávio Santos Freitas
Revisão: Ascom / Campus Pouso Alegre