Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Publicação de trabalho
Início do conteúdo da página

Publicação de trabalho

Publicado: Terça, 09 de Fevereiro de 2021, 15h23 | Última atualização em Quarta, 10 de Fevereiro de 2021, 11h51

Engenheiro Químico formado pelo Campus tem trabalho publicado em revista internacional

O artigo científico intitulado “Continuous synthesis of 4-(2-fluoro-4-nitrophenyl)morpholine in microreactors: optimization of process conditions and scale-uprevista to millidevices”, de autoria de Haron Santos Pereira, foi aceito para publicação na revista internacional Chemical Engineering and Processing: Process Intensification. O texto contou com orientações do professor João Lameu da Silva Júnior (na época professor do IFSULDEMINAS, atualmente na UFABC) e do pesquisador Harrson Silva Santana (FEQ/UNICAMP). O artigo completo está disponível no link: https://doi.org/10.1016/j.cep.2021.108316

Haron que hoje atua em outra área conta que é uma honra ter o artigo publicado. “Mostra que todo o esforço realmente valeu a pena. A pesquisa é uma das áreas que mais me brilham os olhos e penso em voltar a ela num futuro próximo, investindo ainda mais em estudos em áreas relacionadas ao tema.”

Segundo João Lameu, o artigo será uma base para posterior aprofundamento do processo estudado, permitindo, assim, o avanço da tecnologia de produção de componentes farmacêuticos de uma forma mais eficiente. “Publicações deste tipo dão visibilidade nacional e internacional ao nome das instituições envolvidas e atestam o potencial dos alunos e pesquisadores que desenvolveram o trabalho dentro da área de inserção da pesquisa. A área do artigo, Intensificação de Processos, é uma área fundamental dentro da Engenharia Química, pois apresenta como principal objetivo melhorar processos químicos, colaborando para maiores eficiências e menores impactos ambientais, entre outros objetivos’, destaca.

A Chemical Engineering and Processing: Process Intensification é classificada como Qualis A1/Capes na área de Engenharias II (que inclui a Engenharia Química). A revista possui atualmente fator de impacto de 3,73, sendo a 14º no ranking Scimago na área de Processos e Tecnologia Química.

Sobre o estudo

foto21O artigo teve como base o trabalho de conclusão de curso de Haron Santos Pereira, que avaliou a produção contínua do composto 4-(2-fluoro-4-nitrofenil)morfolina (o-FNM), um intermediário chave na produção do antibiótico Linezolida, usado no tratamento de infecções resistentes a meticilina e vancomicina.

O engenheiro conta que sempre se interessou pela otimização de processos e pelo trabalho de forma segura e eficiente, principalmente envolvendo reações químicas. A partir de uma conversa com o seu orientador sobre a utilização de microreatores surgiu a ideia de se fazer simulações envolvendo a produção de princípios ativos para a indústria farmacêutica, “a fim de tentar reduzir o custo de operação e, consequentemente, o custo do produto final, tentando torná-lo mais acessível à população.”

Utilizando simulações numéricas, o engenheiro químico avaliou, inicialmente, as condições operacionais para otimização do processo. A partir das orientações recebidas passou a abordar também o escalonamento do processo, isto é, aumento da taxa de produção pelo aumento da escala do reator.

Os resultados permitiram avaliar a viabilidade dos dispositivos e também estimar a taxa de produção do o-FNM e a seletividade deste em relação a subprodutos da síntese, comparando com dados da literatura para outros reatores. E demonstram um grande potencial no uso de micro e millidispositivos (reatores na escala de milímetros) para a produção deste intermediário.
Para o desenvolvimento do trabalho diversos conceitos de Engenharia Química foram abordados, incluindo cinética química e cálculo de reatores, fenômenos de transporte, estatística, modelagem matemática e simulação numérica, entre outros.

Texto: Ascom/Campus Pouso Alegre
Informações: Professor João Lameu da Silva Jr.

registrado em:
Fim do conteúdo da página