Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Rede de Leituras
Início do conteúdo da página

Rede de Leituras

Publicado: Terça, 06 de Mai de 2025, 18h35 | Última atualização em Terça, 06 de Mai de 2025, 18h45

Projeto Arte da Palavra traz Geni Nuñes e João Veras para um bate-papo com alunos dos cursos integrados

 

WhatsApp Image 2025 05 06 at 18.23.28Os escritores João Veras e Geni Nuñes participaram hoje no IFESULDEMINAS – Campus Pouso Alegre de um bate-papo onde puderam compartilhar diferentes pontos de vista. Por meio do projeto “Arte da Palavra - Rede Sesc de Leituras”, eles conversaram sobre a cultura de suas regiões, Acre e Mato Grosso, além de comentarem sobre a produção cultural e a pouca divulgação da cultura regional em comparação às produções de massa.

Para João Veras, que é músico, compositor, poeta e escritor, eventos como esse têm uma importância enorme. Ele explicou que, por meio desse projeto, escritores que estão à margem do grande circuito cultural têm a oportunidade de serem ouvidos. Veras destacou que esse mercado e esse ciclo de cultura de massa dominam o cenário, mas o Sesc ajuda a quebrar esse padrão. Assim, surgem criadores em mercados onde antes só havia consumidores de cultura massiva.

A escritora Geni Núñez, que também é psicóloga e ativista indígena guarani, comentou que ficou muito contente com esse momento de troca entre ela e os alunos. Ela destacou que é muito importante não só divulgar nossa literatura, mas também incentivar quem está ouvindo a criar a própria história, usando os tons, as cores e os sotaques do lugar onde vivem. Geni reforçou a importância de estimular esse movimento de escrita por parte de quem nos acompanha.

Ana Clara Silva, aluna do 2º ano de Química, ressaltou como a literatura desempenha um papelWhatsApp Image 2025 05 06 at 18.23.20 fundamental em sua vida. Ela compartilhou que sua paixão pela leitura surgiu durante a pandemia. A literatura, segundo ela, transformou profundamente sua trajetória, a ponto de inspirá-la a começar a escrever. Para Ana Clara, a escrita é uma forma de arte que permite eternizar momentos. Ela também destacou que encontros como o ocorrido são uma rica oportunidade de crescimento cultural e um estímulo extra para produzir novos textos.

Projeto Arte da Palavra

A analista de Cultura do Sesc, Magda Santos, explica que o projeto tem como principal objetivo estimular a formação de leitores, divulgar autores e obras nacionais, além de promover o intercâmbio cultural e valorizar novas formas de produção e apreciação literária. Trata-se de uma iniciativa itinerante que percorre todas as regiões do país, atingindo diversos públicos e faixas etárias. “É especialmente gratificante trazer o projeto para uma audiência tão envolvente, como os adolescentes, um público interessado nos temas apresentados”.

A programação de hoje trouxe a Geni Nunes, uma autora indígena com um trabalho incrível, que aborda a descolonização, especialmente nos contextos próprios dos Guarani, mas também em uma perspectiva mais ampla. Além dela, contamos com Veras, que traz uma abordagem poética muito original. Eles mostram como regiões geograficamente distantes podem se conectar por meio da literatura. Essa convergência entre diferentes linguagens e perspectivas reforça o propósito do projeto, que é o fortalecimento da literatura por meio da circulação de autores por todo o Brasil”, destacou Magda.

registrado em:
Fim do conteúdo da página