Página inicial > Notícias > Relações Interpessoais

Relações Interpessoais

Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2018, 15h05 | Última atualização em Sexta, 30 de Novembro de 2018, 15h08

Concluída a primeira etapa do curso FIC de Administração para servidores e comunidade externa do campus Pouso Alegre

Curso Fic Qualidade nas relações interpessoais 2A primeira fase do curso de FIC – Formação Inicial e Continuada teve como foco a qualidade nas relações interpessoais e foi ministrado pela psicóloga Cláudia Marinho Ribeiro. “Desde que nascemos somos seres sociais. Cursos como esse facilitam a nossa comunicação, a troca de informações com nossos colegas, o respeito às diferentes opiniões e isso, com certeza, vai refletir nos resultados que vamos apresentar no nosso trabalho”, disse.

Cláudia, que já ministrou diversos cursos para empresários, conta que a maior dificuldade nas relações é a pessoa se reconhecer como alguém que também precisa melhorar em alguns aspectos para que ela não veja somente no outro as falhas. “A partir do momento em que a pessoa consegue se autoconhecer ela começa a ser mais tolerante com as dificuldades e frustrações que o outro pode trazer para ela”.

O curso ocorreu nas dependências do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre e foi aberto para servidores e para a comunidade externa. Tânia Mara dos Santos, diretora da Escola Municipal Sabino de Barros Mendonça, contou que o curso superou as suas expectativas. “As relações são realmente difíceis. São pessoas de lugares diferentes convivendo num mesmo ambiente de trabalho. Mas, na educação, temos um bem comum que é o nosso aluno. Quando eu busco algo para me formar é para melhorar a qualidade do local de trabalho que eu estou. O curso nos traz uma inovação na nossa maneira de pensar”.

Curso Fic Qualidade nas relações interpessoais 14Professor no Campus Pouso Alegre, Gustavo Reis também falou sobre sua experiência no curso e a expectativa de outras iniciativas como essa. Acho muito importante esse envolvimento, esse aprendizado para melhorar o nosso convívio com os colegas de trabalho. As dicas e o conteúdo que nos foram passados contribuem para o nosso ambiente de trabalho e nossa forma de convivência”.

Em sua mensagem final, a psicóloga falou da importância de se praticar a empatia para um ambiente e trabalho mais saudável. “O mais importante para que haja um bom ambiente de trabalho que gera saúde e bons resultados é que exerçam a empatia que é a capacidade de se colocar no lugar do outro antes de qualquer ação, de qualquer julgamento. Isso pode tornar o ambiente muito mais harmônico”.

Na segunda fase do curso, os participantes aprenderão sobre “Qualidade no atendimento”, com Eliana Ferreira dos Santos. O curso termina no dia 12 de dezembro.

IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre