Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Resgate

Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 10h20 | Última atualização em Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 10h41

Onça suçuarana é capturada em Ouro Fino

WhatsApp Image 2023 01 27 at 13.23.35O animal, fêmea, adulta, com cerca de 40kg estava preso em um galinheiro. A captura foi feita pelo Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre, com o apoio do professor e veterinário Alexandre Thomé, do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre e Bianca Penteado, da UNA.

“O animal foi examinado, apresentou uns poucos carrapatos, que foram coletados, e nos demais padrões estava saudável, apta para soltura”, contou o professor.

Após receber os cuidados necessário, a onça foi levada para uma área de reserva em Santa Rita do Sapucaí, conforme orientação dos Bombeiros e da Polícia do Meio Ambiente.

Sobre o animal: (Fonte: Wikipedia)

A onça-parda ou puma, também conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio, é um mamífero carnívoro com a maior distribuição geográfica no ocidente, ocorrendo desde a Columbia Britânica, no Canadá, até o extremo sul do Chile, habitando desde florestas densas, até áreas desérticas, com clima tropical ou subártico.. É capaz de sobreviver em áreas extremamente alteradas pelo homem, como pastagens e cultivos agrícolas.

É o maior membro da subfamília dos felíneos, medindo até 155 centímetros de comprimento, sem a cauda, e pesando até 72 quilos, com porte semelhante ao do leopardo, sendo o segundo maior felídeo das Américas. Possui coloração variando do cinzento ao marrom-avermelhado, com a ponta da cauda de cor preta, áreas laterais do focinho e ventre de cor brancas. Possui as mais longas patas traseiras dentre os felinos. Vivem em média, entre 7,5 e 9 anos de idade.

É um animal solitário e mais ativo à noite. Alimenta-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerada um predador oportunista. A presença de outros carnívoros influencia diretamente a escolha das presas e ambientes de caça.

A onça-parda não é considerada em risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, mas já foi extinta em algumas localidades da América do Norte e Central e do Sul. As principais causas disso são a caça, seja por esporte ou retaliação por ataques ao gado, fragmentação e destruição do habitat, e em áreas muito populosas, atropelamentos.

Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS/Campus Pouso Alegre

registrado em:
Fim do conteúdo da página