Página inicial > Notícias > Reunião com municípios

Reunião com municípios

Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2023, 15h45 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 15h45

Novos municípios manifestam interesse em parceria com o projeto EJA

reuniao 12A última reunião de 2023 para apresentação do programa, realizada em 14 de dezembro, reuniu representantes das secretarias municipais de educação de Betim, Araxá, Ipiaçu, Minduri, Lavras,
São José da Lapa, Contagem, Ribeirão das Neves e Capitólio.

O projeto EJA integrada à EPT prevê a oferta de mais de 7 mil vagas em cursos profissionalizantes para alunos da Educação de Jovens e adultos e para a formação de professores que atuarão na EJA.
“Estamos usando como referência o mapa de demanda profissional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de MG, visando ofertar cursos que atendam a necessidade de mão de obra dos Municípios parceiros” explicou a gestora do programa, Eliane Ribeiro.

Com esse mapa, será possível ofertar os cursos que atendam à demanda profissional de cada localidade. “Não adianta ofertarmos o curso que o aluno deseja se este curso não vai impactar em condições melhores de empregabilidade, no preenchimento da demanda profissional que existe ou na melhoria de condição de trabalho do aluno”.

Quanto ao curso de formação de professores, Eliane explicou que serão priorizadas vagas aos professores dos Municípios que estabelecerem parceria. As demais serão disponibilizadas para professores da EJA em geral, levando-se em conta as reservas de vagas previstas em lei.

O calendário acadêmico será trabalhado em conjunto com os municípios para que não haja prejuízo educacional dos alunos. “Seria mais fácil para a gente trabalhar de forma separada, vocês ofertando a educação básica e nós a profissional. Mas a nossa proposta é que o aluno só receba o certificado da capacitação profissional depois de concluir a educação básica”.

Os municípios terão até o dia 22 de janeiro para manifestarem interesse na parceria com o IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre para receberem os cursos profissionalizantes para alunos da Educação de Jovens e Adultos.

Ascom EJA integrada à EPT
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre