Página inicial > Notícias > Reunião de Pais

Reunião de Pais

Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2020, 10h54 | Última atualização em Sexta, 05 de Junho de 2020, 17h50

Campus Pouso Alegre realiza reunião com pais de alunos dos cursos técnicos integrados

CLIQUE AQUI e acesse a reunião

A reunião, pelo Meet, teve a participação de mais 200 pessoas entre pais, alunos e servidores do Campus Pouso Alegre. O diretor de Desenvolvimento Educacional, Alexandre Fieno lembrou de todo o percurso trilhado pela escola desde o dia 18 de março quando as aulas presenciais foram suspensas para, em seguida, terem continuidade remotamente, devido à pandemia da Covid-19.

Nos primeiros quinze dias de aulas remotas, a direção recebeu inúmeros relatos através de e-mails e nos formulários encaminhados à comunidade escolar sobre as dificuldades que alguns alunos estavam enfrentando para acompanhar as atividades devido à falta de equipamentos ou internet em casa.

Foi necessário, então, a paralisação das aulas remotas para que o Campus buscasse formas de atender a esses alunos. Traçado o plano de ação com empréstimo de computadores, pendrives e auxílio internet, além de treinamento aos docentes, as aulas foram retomadas no dia 18 de maio. Também nesse período foram constituídos os Grupos de Trabalho que atuam nos diversos setores do ensino e, a partir de um estudo realizado pelos Gts foi elaborado o Plano Emergencial de Estudos de Ensino Remoto.

A coordenadora do CAE – Coordenadoria de Assistência Estudantil, Ivanete Martins Abreu falou do trabalho dos profissionais do setor nesse período de quarentena. Várias atividades estão sendo desenvolvidas, entre elas o projeto 'Fala daí que eu escuto daqui’ e fez um apelo aos pais. “Nós precisamos que vocês nos apontem as necessidades para que possamos pensar em como trabalhar as soluções”.

A pedagoga Xênia de Souza Araújo deu algumas dicas para os pais acompanharem os estudos remotos dos filhos: conhecer a plataforma em que estão sendo disponibilizadas as matérias, estimular os filhos a participar e tirar as dúvidas com os professores, manter uma rotina com os filhos, ter um momento de concentração, incentivar a elaboração de um cronograma organizando os horários de estudo e entregas de trabalhos e avaliações, evitar cobranças excessivas e ficar atentos às notícias do site.

Coordenador do GT2, que atua junto aos cursos integrados, o professor Lucas Firmino apresentou a nova estrutura de atividades previstas para o 2º bimestre. “ O objetivo dessa nova estrutura de trabalho é a interação dos saberes, desenvolvimento de visão holística sobre os problemas, menor compartimentação do conhecimento e menor quantidade de trabalho e avaliações ao final do processo de ensino-aprendizagem”.

Na segunda parte da reunião, os servidores responderam às dúvidas apresentadas pelos pais no chat, entre elas a realização de estágios na pandemia e como conseguir auxílio internet e pendrives de atividades.

Os pais também tiveram um tempo para fazer um relato sobre as aulas remotas. Eles falaram das dificuldades de alguns alunos para acompanhar as aulas e sobre o excesso de atividades que podem ser prejudiciais.

Alexandre Fieno solicitou que as demandas apresentadas pelos pais fossem apresentadas na reunião entre os coordenadores de cursos e docentes para que fossem reavaliadas a distribuição dos conteúdos e houvesse maior comunicação com os alunos.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre