Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Saúde no Trabalho
Início do conteúdo da página

Saúde no Trabalho

Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 16h42 | Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2019, 16h46

Ciclo de palestras no campus Pouso Alegre abordam a qualidade de vida e saúde do trabalhador

IMG 5902Como parte das atividades da disciplina de Comportamento Organizacional, alunos dos cursos de Engenharia Química, Licenciatura em Matemática, Técnico em Segurança do Trabalho e Administração participaram de duas palestras no auditório do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, nesta segunda-feira, 18. “A ideia do evento surgiu da necessidade de oportunizar aos nossos alunos experiências de aprendizagem relacionadas à saúde do trabalhador e à gestão das emoções no ambiente de trabalho”, explicou a professora e organizadora do evento, Gisele Fernandes Loures.

A primeira palestra “Qualidade de vida e saúde do trabalhador” foi ministrada pelo médico, especialista em medicina do trabalho, Wallace Loures. No cenário brasileiro atual, com as leis mais flexibilizadas, o aumento de postos de trabalho temporário e o crescimento do mercado informal são situações que, segundo o médico, dificultam o monitoramento da saúde do trabalhador.

São fatores que podem desencadear o adoecimento do trabalhador: pressão por desempenho e qualidade, ritmo de trabalho acelerado e com poucas pausas, turnos alternados, trabalho noturno, estressores físicos (o ambiente de trabalho deve ser agradável para o trabalhador), exigência física e postural, ruídos, ambientes úmidos. A exposição contínua a esses fatores podem levar ao stress e à depressão.

“Atividade física, lazer, alimentação adequada (dois litros de água por dia, ingestão de mais frutas e legumes), não fumar, consultas médicas regulares. No IMG 5975trabalho, ambientes iluminados, pausas regulares, obedecer às normas de segurança e, quando possível, a participação do trabalhador no processo de trabalho”, são dicas do médico para combater o adoecimento do trabalhador.

Para Simone Kelly da Silva, aluna do curso Técnico em Segurança do Trabalho, as palestras vieram de encontro ao conteúdo do curso. “Tudo o que foi dito, as dicas para qualidade de vida no trabalho, tudo foi muito válido. No meu caso que trabalho o dia todo sentada, em frente ao computador, ambiente estressante, com muito barulho, faz toda a diferença”.

Segundo a estudante, as dicas dadas pelos palestrantes, seguidas, realmente ajudam. “Até o ano passado eu era uma pessoa muito sedentária. Esse ano comecei com uma vida nova, comecei a fazer atividade física, a buscar mais conhecimento e isso faz toda a diferença na minha vida e na vida das pessoas que convivem comigo”.

Ainda durante a palestra, o médico fez um exercício de meditação com os presentes. No intervalo, alguns voluntários fizeram o teste auricular. O ciclo de palestra foi encerrado com a psicóloga Raquel Ferreira que falou sobre a “Gestão das emoções no ambiente organizacional”.

Assessoria de Comunicação
Fotos: Ricardo Teixeira
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre

registrado em:
Fim do conteúdo da página