Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Seleção de bolsistas
Início do conteúdo da página

Seleção de bolsistas

Publicado: Quinta, 04 de Março de 2021, 14h47 | Última atualização em Quinta, 18 de Março de 2021, 18h47

Campus Pouso Alegre seleciona bolsistas e voluntários para projeto de Residência Pedagógica

 

Edital 13

Retificação - Publicado em 05/03/2021 

Resultado Preliminar - Publicado em 16/03/2021

Resultado Final - Publicado em 18/03/2021

Serão cinco vagas, 1 (uma) vaga como residente bolsista e 04 (quatro) como residentes voluntários, destinadas a licenciandos do Curso de Licenciatura em Química do Campus.

O primeiro classificado neste edital será apoiado com a concessão de bolsa no valor de R$ 400,00/ mês. Para recebimento da bolsa, os participantes devem atender aos requisitos estabelecidos no item 6 deste edital.

Os alunos não selecionados como residente bolsista, mas classificados, poderão fazer parte do projeto como residentes voluntários - não bolsistas da Capes. Os participantes voluntários deverão atender aos requisitos estabelecidos nos itens 6 e 7 e terão prioridade na ocupação das cotas ociosas, na ordem de sua classificação.

As inscrições serão realizadas somente via internet, no período de 05 a 15 de março pelo formulário https://forms.gle/cZeNcovS8RJD9jzMA

O resultado final será divulgado no dia 18/03/201.

DIREITOS E OBRIGAÇÕES

Os residentes bolsista e voluntários selecionados para participação no projeto de Residência Pedagógica do IFSULDEMINAS terão os seguintes direitos e obrigações:

  • Firmar Termo de Compromisso.
  • Ao selecionado como bolsista da Capes, receber bolsa no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) durante o período de 12 meses ( a partir do 2º módulo) ou enquanto permanecer no programa.
  • Elaborar Plano de Atividades da Residência contendo atividades de: a) imersão orientada na escola, que visa oportunizar vivências da rotina escolar para conhecer o funcionamento da escola e a cultura organizacional, acompanhar as atividades de planejamento pedagógico, identificando como é feita a articulação da escola com as famílias e a comunidade, dentre outros aspectos); b) atividades de observação semiestruturada em sala de aula; e c) elaboração de planos de aula e regência de conteúdos em sala de aula ou oficinas temáticas na escola.
  • Cumprir o Plano de Atividades da Residência, com assiduidade e de forma acadêmica, profissional e ética, elaborado em conjunto com seu orientador e preceptor que conterá o detalhamento das atividades a serem desenvolvidas, considerando-se a Base Nacional Comum Curricular-BNCC e o Currículo Referência de Minas Gerais-CRMG, bem como o uso de tecnologias no processo educacional, de novos métodos de ensino para serem utilizados em sala de aula, com foco no conteúdo e em metodologias ativas.
  • Participar de reuniões de planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades, em horário de comum acordo com o docente orientador e preceptor.
  • Ter horário definido para o exercício das atividades na escola-campo, sem prejuízo das demais atividades acadêmicas.
  • Receber orientações e devolutivas de caráter didático-pedagógico que se fizerem necessárias ao desempenho de suas atividades.
  • Elaborar memorial circunstanciado, com suas reflexões críticas sobre sua participação, observações e produção didático-pedagógica, a ser entregue ao docente orientador, ao final de cada módulo.
  • Buscar o conhecimento do contexto e da cultura da escola, das inter-relações do espaço social escolar, o que compreende conhecer os alunos e relações entre eles, bem como suas condições familiares e outros aspectos considerados relevantes.
  • Vivenciar e praticar a regência, elaborando planos de aula e ministrando conteúdos em sala de aula ou oficinas temáticas na escola, com acompanhamento do preceptor.
  • Planejar e desenvolver projetos de ensino e projetos de pesquisa, de forma a relacionar teoria e prática.
  • Socializar as atividades executadas no intuito de avaliar o trabalho realizado, refletindo sobre as experiências vivenciadas e os aprendizados adquiridos, sendo este também um momento de troca de experiências com os residentes das outras escolas-campo.
  • Desenvolver atividades interdisciplinares que contemplem a cultura de paz nas escolas, a inclusão, o respeito à diversidade e a sustentabilidade.
  • Registrar sua experiência na escola de educação básica em Diários de Campo, constituindo-se estes em oportunidades para aprendizagem ativa.
  • Participar de um seminário ao final de cada módulo para apresentação e discussão dos resultados do projeto.
  • Apresentar formalmente os resultados parciais e finais de seu trabalho, divulgando-os nos seminários de residência, em eventos científicos e de extensão, promovidos pelo IFSULDEMINAS.
  • Quando houver publicações e trabalhos apresentados, em decorrência das atividades apoiadas pela CAPES deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido, com as seguintes expressões, no idioma do trabalho:

1) se publicado individualmente: “O presente trabalho foi realizado com apoio do Programa Institucional de Residência Pedagógica - RP, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – Brasil”.

2) se publicado em coautoria: “Bolsista do Programa Institucional de Residência Pedagógica - RP, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – Brasil”;

  • Atender às demandas que vierem a ser exigidas pelo docente orientador para o bom desempenho do projeto.
  • Atentar-se à utilização da língua portuguesa de acordo com a norma culta, quando se tratar de comunicação formal do programa.
  • Restituir à Capes eventuais benefícios recebidos indevidamente do programa, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).
  • Tratar todos os membros do programa e da comunidade escolar com ética, cordialidade, respeito e formalidade adequada.
  • O bolsista residente que deixar de cumprir parte ou a totalidade das obrigações, poderá ter sua bolsa cancelada, mediante avaliação do preceptor e docente orientador.
  • É vedado ao bolsista e voluntário residente, de iniciação à docência, assumir a rotina de atribuições da docência, ou atividades de suporte administrativo ou operacional, sem a supervisão do docente preceptor da escola-campo.

Assessoria de Comunicação

IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página