Página inicial > Notícias > Semana CTI – 1º dia

Semana CTI – 1º dia

Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 16h03 | Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 17h05

Palestras sobre sistemas de informação, clima, tecnologia e profissões marcam o primeiro dia da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação

Também houve apresentação de painéis, oficina e minicurso

Semana CTI 1º dia 10A Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre teve início nesta segunda-feira, 21 de novembro, com uma palestra de abertura sobre “Sistema de Informação”, ministrada pela diretora presidente da empresa Global Sign Brasil, Luiza Dias.

O objetivo da palestra foi apresentar aos participantes, alguns dos principais riscos que existem na internet e como a adoção de práticas seguras pode ajudar a diminuí-los. “Foi importante pra gente saber não apenas os benefícios que a internet traz, mas também os malefícios. A partir de agora vou tomar mais cuidado em ler os termos de quando baixamos um aplicativo ou entramos em um site para que meus dados fiquem mais seguros”, disse Tiago Oliveira da Silva, aluno do 3º ADM Integrado.

Aprendizado também para Dandara Tavares Rodrigues, do 3º ADM. “Eu já tinha ouvido falar sobre sistemas, mas não sabia como as nossas informações podem ser expostas para pessoas que sequer conhecemos”. A aluna ainda falou da importância de uma mulher ter ministrado a palestra, já que o ambiente tecnológico é gerido predominantemente por homens. Um exemplo a ser seguido, disse, referindo-se à palestrante. “É uma área na qual eu tenho muito interesse e saber que existem mulheres com essas capacidades, é importante para mostrar que não apenas os homens podem estar nesses ambientes, mas também nós mulheres”. Luiza Dias é a única mulher latino-americana a ocupar a posição de diretora presidente de uma Certificadora de Raiz Internacional.

Ainda no período da manhã foi promovido o Curso “Uso da calculadora científica” e uma Mesa redonda com o tema “Matemática e jogos de Videogame para Android”, ministrados pelos licenciando João Gabriel da Costa Silva e Alexsander Elias.

Painel Climate

Em um momento em que o mundo discute o clima e a importância da mudança de hábitos pela população mundial, a SemanaSemana CTI 1º dia 24 de CTI também trouxe o tema para discussão. O painel “Climate Campus Pouso Alegre” foi promovido pelo Plano de Logística Sustentável do Campus com a participação do Instituto Fernando Bonillo, Associação de Catadores de Material Reciclável e RB Lixos Eletrônicos, ambos de Pouso Alegre.

Durante a conversa foram apontadas algumas possibilidades de mudanças que podem contribuir para um meio ambiente mais sustentável, mudanças de atitudes que devem começar agora para garantir um futuro para as próximas gerações. “A primeira mudança tem que ser interna. Temos que começar pelo nosso quadrado, dentro do quarto, da casa, no bairro, cidade, desde separar o lixo úmido do lixo seco a até mesmo fazer uma doação de roupas. Trabalhando com uma base de sustentabilidade, do cuidado com o outro, você está fazendo a sua parte para a mudança. Cada evento que fazemos unitariamente em nossa vida se multiplica coletivamente”, disse Ewerton de Andrade, presidente do Instituto Fernando Bonillo.

De um vídeo na internet, Rafael Vasconcellos teve a ideia de desenvolver um projeto social de recolha de lixo eletrônico que, mais tarde, viria a se tornar uma empresa, da qual ele é o diretor, a RB Lixos Eletrônicos. Em Pouso Alegre são vários pontos de coleta desse material que é nocivo ao ser humano e ao meio ambiente. “Desde um cartão banco, um celular, pendrives, equipamentos, pilhas ou baterias podem ser descartados corretamente nesses coletores. Eles serão triados, destruídos e encaminhados para a reciclagem, com garantia de sigilo para quem destina esse material pra gente. O meio ambiente ama e agradece”.

Quem participou do painel, saiu com o desejo de que é possível fazer mais por um mundo mais sustentável. “Saio levando conhecimentos que me fazem refletir sobre como posso ajudar ainda mais e pretendo, dentro da minha área, desenvolver projetos de reaproveitamento de resíduos seja no Instituto ou além daqui”, contou Mariana Coutinho Silvério, aluna de Engenharia Química.

Semana CTI

A programação da Semana de Ciência e Tecnologia continua nesta terça-feira, 22 de novembro, com atividades nos três períodos do dia. A programação completa pode ser acessada clicando nesse link.

Para o coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, professor Alexandre Thomé da Silva de Almeida, a semana “é uma oportunidade de mostrar aos alunos e à comunidade externa que existem muitas áreas de atuação no próprio Instituto e em outras instituições que somam para a experiência e na formação, oferecendo novos horizontes, novas visões e enfoques para a construção da própria carreira”.

Todos os participantes terão direito à certificação. Para requerer os certificados é necessário preencher o link de Inscrições Gerais da Semana de SCT&I do Campus Pouso Alegre no seguinte link:  https://forms.gle/YGLizxLitXBn8AW27.