Página inicial > Notícias > Semana da Mulher

Semana da Mulher

Publicado: Terça, 17 de Março de 2020, 13h06 | Última atualização em Terça, 17 de Março de 2020, 13h31

Palestras, debates e apresentações culturais marcaram as comemorações do dia da mulher no campus Pouso Alegre

Semana da mulher 1 37Lugar de mulher é na cozinha… e na sala de aula, no futebol, na construção civil, na dança, no teatro, na música… lugar de mulher é onde ela quiser. Com o tema “O Feminismo entre nós”, Campus Pouso Alegre desenvolveu atividades em comemoração ao dia da mulher e trouxe a discussão sobre o tema para alunos e servidores.

“Trazer essa proposta de falar sobre o feminismo na semana do dia da Mulher é trazer a problemática do feminismo para a centralidade, problemática porque o feminismo é visto na sociedade como um duelo de gêneros, como se as mulheres estivessem se revoltando contra os homens. Nosso intuito é conseguir aprofundar um pouco a discussão sobre o feminismo e mostrar também ao público masculino como o feminismo afeta positivamente a nossa realidade”, explicou a professora Cláudia Catarino Pereira.

Integrante do projeto ‘Poéticas do Corpo’, do Campus Pouso Alegre, a aluna Letícia Venâncio Dutra da Costa (3º Inf ) falou sobre a sensualização da mulher na dança. “A dança nos diz hoje que independente do formato do seu corpo ou da cor da sua pele, do seu cabelo ou qualquer outra característica física, você está tornando um sentimento visível através do movimento expressivo do seu corpo. Hoje temos as bailarinas plus size, negras, brancas e, nada disso diferencia elas no palco. Então, independente do formato do corpo e de toda a sensualização da dança, o movimento junto com a letra e a melodia de uma música expressam um sentimento e uma história muito importante”.

Para a professora Emanuelle Kopanyshyn, além de formar alunos e profissionais, o Campus, com essas discussões, cumpre o seu papel de formar Semana da mulher 3cidadãos. “Fazendo uma leitura dessa realidade com os alunos, conseguimos fazer com que eles percebam que eles fazem parte de uma estrutura na qual as mulheres não têm as mesmas oportunidades que os homens, na qual elas sofrem mais violência que os homens. Quando conseguimos fazer juntos esse diagnóstico, conseguimos perceber que a sociedade ainda tem muito a construir. Como cidadãos temos que participar ativamente dessa construção de uma sociedade onde homens e mulheres tenham a oportunidade de florescer e contribuir para uma sociedade melhor”.

A programação em comemoração à mulher ocorreu de 09 a 13 de março e trouxe apresentações musicais do grupo ‘Musicalidades’, roda de conversa com ‘Bendita Geni’, cinema com ‘Cine IF’, dança com ‘Poéticas do Corpo’, fotos com ‘Desfocar’e recital de poesias com ‘Cia dos Péssimos’.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre