Página inicial > Notícias > Semana das Engenharias

Semana das Engenharias

Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2019, 15h40 | Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2019, 16h07

SENGIF traz cinco dias de troca de conhecimentos com minicursos, palestras e workshops

Sengif 2019 18Teve início nesta quarta-feira, 14, a Semana das Engenharias do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre. A SENGIF é um evento acadêmico, de caráter científico, que possibilita a disseminação de novos conhecimentos e experiências de profissionais do setor, através de palestras, minicursos, workshops e visitas técnicas. É a primeira edição unificada das semanas dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Química.
Na abertura do evento, a diretora Mariana Felicetti falou da importância dessa unificação. “A responsabilidade de vocês é muito grande no trabalho que vão fazer ao saírem daqui, seja no campo, na cidade, na indústria ou na preservação dos recursos naturais. E vendo vocês juntos num momento de troca de informações, crescendo juntos, além de todo o conhecimento das salas de aulas, isso me deixa feliz, por saber que estamos fazendo a diferença e que vocês farão a diferença na vida das pessoas”.
A Semana das Engenharias é promovida pelo IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, por meio do Centro Acadêmico C.A Civil Construindo Ideias, Centro Acadêmico Max Planck de Engenharia Química e Crea Júnior Núcleo Pouso Alegre, com o apoio das coordenações dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Química.
“O Crea Júnior auxilia desde uma formação técnica ou graduação e está sendo muito bacana poder auxiliar na Semana das Engenharias com a oferta de cursos e palestras para a formação dos estudantes”, disse a coordenadora geral do Crea Júnior, Lais Mirian Lourenço da Silva.

Para os coordenadores dos cursos, eventos como esse, são importantes pois agregam conhecimento aos alunos além do que eles já vivenciam em sala de aula. “A programação da Semana das Engenharias é ofertada por profissionais experientes, que trazem sua vivência para dentro da nossa instituição. Desta forma o evento promove um contato entre profissionais e acadêmicos de diferentes áreas e instituições, possibilitando o networking dos alunos bem como uma maior integração entre os alunos dos diferentes períodos”, disse o coordenador do curso de Engenharia Química, João Lameu da Silva Júnior.
“Eventos como esse propiciam a troca de conhecimento entre profissionais de diversas áreas e, por isso, espero que vocês aproveitem ao máximo as palestras e cursos que serão ofertados nesses cinco dias. Abram suas mentes e permitam ser impactados de forma mais positiva e produtiva possível às suas trajetórias”, disse a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Fabiana Rezende Cotrim.

Em anos anteriores, Johnny Huang, presidente do Centro Acadêmico Max Planck de Engenharia Química participou da Semana do Curso e contou que o evento foi fundamental para sua permanência na engenharia. Como um dos organizadores, ele se sente privilegiado em poder levar o conhecimento aos colegas.

Sengif 2019 43

“Como organizador está sendo um desafio porque temos que lidar com pessoas, o que é muito importante hoje em dia, principalmente para aprender e futuramente estar engajado nessa área de gestão. Como aluno, já tendo participado da Semana em outros anos, posso dizer que o evento me incentivou muito a conhecer e permanecer no curso”.

Profissão X Engenheiro

A palestra de abertura foi ministrada pelo engenheiro civil, coordenador da Câmara de Engenharia Civil do CREA e conselheiro do CONFEA, Edilson Luiz da Silva Mota.

Ele falou do mercado de trabalho para engenheiros, as vantagens e a importância da profissão. Comentou também a importância das escolas levarem aos alunos as experiências de profissionais da área. “Antes nos formávamos e éramos jogados no mercado e a gente se virava. Agora as escolas estão se preocupando em interagir com o meio ambiente local e regional para formar profissionais específicos para as necessidades. Se antes a gente se formava pensando apenas em arrumar emprego, hoje a gente forma pensando em montar uma empresa, mudou muito a mentalidade e isso valoriza muito o meio acadêmico, o profissional e renovações no mercado”.

A Semana das Engenharias segue até domingo.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre