Página inicial > Notícias > Semana de Ciência e Tecnologia

Semana de Ciência e Tecnologia

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 16h05 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2023, 16h17

Estudantes ampliam conhecimentos na Semana de Ciência e Tecnologia

15f18541 d4ad 4846 891e 5818aafd7765Durante dois dias, os alunos participaram de palestras, apresentaram trabalhos científicos de pesquisa e de extensão, além das atividades culturais. Este ano, a Semana de Ciência e Tecnologia teve como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. O tema escolhido faz alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e reconhece a importância das ciências básicas para atingir pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU).

A Semana de Ciência e Tecnologia foi instituída nacionalmente em 2004. É um evento anual que tem como objetivo permitir o debate, estimular e realizar atividades de ciência, tecnologia e inovação, além de ajudar no desenvolvimento da cultura científica por todo o país. "E, aqui, no IFSULDEMINAS, não seria diferente. Não poderíamos deixar passar esse momento tão importante. São 12 anos desde a primeira semana e, de lá para cá, o evento se consolidou e cresceu", disse a Diretora-geral substituta, Danielle Martins.

De acordo com o coordenador de Pesquisa do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, Alexandre Thomé da Silva de Almeida, a escolha das atividades acontece a partir da divulgação do tema da Semana nacional. “Como a Semana de Ciência e Tecnologia é um evento de abrangência nacional iniciamos nossos trabalhos melhorando a questão do envolvimento da sociedade e alunos Neste ano conseguimos trazer a comunidade externa para participar. De nada adiantaria que a ciência ficasse restrita aos laboratórios se ela não se tornar um produto benéfico à sociedade,auxiliando em sua evolução".

1º dia

A Semana de Ciência e Tecnologia foi aberta com a palestra “IFSULDEMINAS: A Sustentabilidade como Missão", proferida por Leonardo Silva5c956bb4 940e 40ae a29a 88a36e2e2e6d Manso, coordenador de Sustentabilidade na Diretoria de Desenvolvimento e Relações Institucionais do IF.

Em seguida houve a apresentação dos alunos do projeto ‘Musicalidades’ e a mostra de trabalhos, em inglês, dos alunos dos primeiros e segundos anos dos cursos técnicos integrados.”Essa atividade envolve todas as turmas e o objetivo é que todos possam assistir às apresentações de todos, aprendendo vocabulários e estruturas gramaticais com uso de pôsteres e apresentações faladas”, explicou a professora de Inglês, Adriana Falqueto Lemos. Os alunos de segundos anos apresentaram cenas de acidentes, moda e vestuário ao longo dos anos, cardápios de restaurantes e significados de arte alquímicas. Os alunos de primeiro ano apresentaram conteúdos sobre perfil de personagens de mangá, videogames, cenas de filmes que envolvem química e maquetes com nomes de mobiliários em inglês.

“Foi diferente. Uma apresentação interativa. Não fiquei presa no texto como na sala de aula”, contou Ana Vitória , 2º ADM. “As atividades ajudaram na desenvoltura da pronúncia e tradução das palavras”, disse Kauê, 2º EDF. “São um estímulo pela nossa busca por mais conhecimento”, falou Karoliny, 2º QMC.

No período da tarde, aconteceu a palestra “Planejamento e otimização de experimentos”, com o professor Flávio Bastos. E ainda a apresentação de trabalhos do PIBID e JOSIF.

2º Dia

de088d0c f89c 47ec a570 b96e8fd59e39O segundo dia da Semana de Ciência e Tecnologia começou com uma Feira de Profissões. Alunos do campus e de escolas visitantes puderam tirar as dúvidas sobre os mais diversos cursos ofertados pelo IFSULDEMINAS, Univás, UNA, UNIS e FDSM.

Para a supervisora da Escola Estadual Cônego José Eugênio de Faria, Adriane Rafaela Correa Tavares, a participação no evento foi muito produtiva. “Acredito que muito alunos que ainda tinham dúvida vão sair daqui com a ideia de uma profissão a seguir”.

Após um intervalo de apresentações culturais, o professor Rodrigo Lima Nascimento, doutor em Engenharia de Materiais ministrou a palestra "A influência da engenharia de materiais no desenvolvimento sustentável".

Em seguida, aconteceu a palestra “Inovação e transformação: como as ciências básicas impulsionam a sustentabilidade”.

O evento teve ainda a premiação da OBA e, fechando com chave de ouro, teatro, com a peça “O auto da barca do inferno”.

Texto: Assessoria de Comunicação - IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre
Fotos: William Sanches, Adriana Falqueto, Jociana Brugnerotto, Danielle Martins, Thiago Alves