Página inicial > Notícias > Semente da Primavera

Semente da Primavera

Publicado: Segunda, 01 de Outubro de 2018, 14h18 | Última atualização em Segunda, 01 de Outubro de 2018, 14h22

Evento mostra à comunidade interna e externa do IF que socializar faz bem à saúde

Semente da Primavera 2018 42O sábado letivo no IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre trouxe uma série de atividades para integração de alunos, servidores e comunidade externa à escola. Jogos, dança, adoção de animais, palestras, música e yoga descontraíram os participantes criando um ambiente agradável, longe da rotina de estudos intensos da sala de aula. “A gente pensou na socialização da comunidade interna e externa do IF pra gente fazer uma integração e melhorar a saúde mental que atinge muitas pessoas e nem sempre a gente percebe”, disse o aluno André Magno Alves da Silva – 2º ADM –, integrante do grupo Coletivo Girassol, organizador do evento.

Desde a ideia, a decoração, o cronograma de atividades, até a realização do evento, tudo foi pensado pelos alunos com o apoio dos servidores do Campus Pouso Alegre. “O nosso objetivo foi mostrar para as pessoas que a socialização pode interferir na sua saúde mental, de um modo bom, e que você conversar com alguém, estar com alguém, faz bem para a sua saúde”, disse Ana Elisa de Paiva Farias – 2º ADM - Coletivo Girassol.

Para o professor Lucas Firmino eventos como esse tiram os alunos da rotina da sala de Semente da Primavera 2018 74aula e tornam o ambiente descontraído. “Eles podem desenvolver outras habilidades como oficinas de dança, plantio de mudas, ouvindo palestra, então, desmobiliza aquela rotina sufocante de sala de aula e se torna um ambiente aprazível”.

Os alunos aprovaram. “A pegada desse evento é totalmente diferente dos outros que participamos no IF. É como se fosse um IF Aberto tratando do tema depressão e como as atividades podem ajudar a aliviar a ansiedade e outros problemas psicológicos também”, disse a aluna Yasmin Ferreira – 3º ADM.

O evento Semente da Primavera aconteceu no sábado, 29 de setembro, como uma das atividades do ‘Setembro Amarelo’, mês da conscientização e prevenção ao suicídio. Para a coordenadora de eventos do Campus, professora Lucy Mirian, esses eventos trazem a percepção de que o aluno não está sozinho. “Que ele tem um ambiente familiar também dentro da escola, que ele tem apoio, tem com quem contar, que pode extravasar. A ideia desse evento é eles perceberem que eles têm amigos dentro da escola e que eles podem trabalhar juntos pelo bem comum. É perceptível ver a alegria dos alunos quando eles estão integrados”.

Ascom/Campus Pouso Alegre
01/10/2018