Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Sistemas Dinâmicos
Início do conteúdo da página

Sistemas Dinâmicos

Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 12h54 | Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2019, 12h59

Campus Pouso Alegre sediará IV Workshop em Sistemas Dinâmicos

Nos dias 16 e 17 de setembro, o IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre sediará a 4ª edição do Workshop em Sistemas Dinâmicos. O evento que tem como objetivo apresentar e discutir alguns resultados recentes da teoria de dinâmica não linear e caos em problemas envolvendo transição de fase, leis de escalas, dentre outros. O workshop busca, ainda, despertar o interesse de alunos e professores para a pesquisa nesta área, contribuindo para a disseminação do conhecimento técnico-científico e propiciando a interação entre profissionais.

O evento é promovido pelos campi de Inconfidentes e Pouso Alegre, com apoio da pró-reitoria de Extensão e da pró-reitoria Pesquisa, Pró- Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS.

CLIQUE AQUI e acesse a Programação.

Lançamento de Livro / Workshop

WhatsApp Image 2019 09 10 at 13.03.33No final de agosto, professores e alunos da Matemática dos campi Inconfidentes e Pouso Alegre participaram do lançamento do livro “Invariância de Escala em Sistemas Dinâmicos Não Lineares”, do professor Edson Denis Leonel, que ocorreu na Unesp de Rio Claro, durante o I Workshop de Sistemas Dinâmicos daquela universade.

O professor Edson Leonel é especialista na área de Caos e Sistemas Dinamicos, atuando principalmente nos temas análise de séries temporais, leis de escala, mapeamentos discretos, dinâmica caótica, aceleração de Fermi, bilhares clássicos e autômato celular.

O livro aborda a invariância de escala em alguns sistemas dinâmicos não lineares e seu conteúdo apresenta discussões tanto em equações diferenciais ordinárias (EDO) como em mapeamentos discretos. Cada capítulo da publicação é finalizado com um breve resumo e uma lista de exercícios propostos, além de contar também com extensa lista de referências e anexos que complementam o entendimento dos assuntos tratados na obra.

Na ocasião, os participantes dos campi do IFSULDEMINAS tiveram a oportunidade de participar de palestra e exposição de trabalhos.

Para o professor Flávio Heleno, um dos organizadores do evento no Campus Pouso Alegre, a participação dos alunos nesses eventos é importante porque incentiva a pesquisa e a iniciação científica dos estudantes. “Também é um incentivo aos alunos após a graduação, pois eles já têm tendência a mestrado e doutorado na área".

Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página