Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Teatro no Campus
Início do conteúdo da página

Teatro no Campus

Publicado: Sexta, 19 de Mai de 2023, 14h18 | Última atualização em Segunda, 22 de Mai de 2023, 12h54

Mostra de Artes Cênicas homenageia autor americano Tennessee Williams

Foram quatro dias de teatro, de 16 a 19 de maio

Summer at The lake 6Depois de quatro anos, alunos dos cursos técnicos, integrados ao ensino médio, voltaram ao palco na 6ª Mostra de Artes Cênica do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre. Em quatro noites, eles representaram os personagens de Tennessee Williams, dramaturgo americano, ganhador de vários prêmios e homenageado nesse evento. A interpretação dos dramas familiares do escritor coube aos terceiros anos de Administração, Informática e Edificações. “Em seus textos, Tennessee trata das questões humanas. Os alunos estão podendo discutir as temáticas das peças e até se identificar com algumas questões, inclusive o autodescobrimento, a consciência política, sexualidade, frustrações e medos”, contou o professor de Artes do Campus, Emerson Simões.

Na primeira noite, os alunos encenaram três esquetes: Summer at The lake, The fat man’s wife e The escape. Todas as cenas foram encenadas na língua pátria de Tennesse.

"Foi uma experiência marcante, desde pequena gosto muito de teatro e já atuei em diversas peças, mas nunca havia feito uma em outro idioma. Não conhecia o autor e a obra, logo o processo de preparação para a apresentação foi importante para poder dar vida à personagem", contou Anmiza Costa que interpretou a personagem Mrs. Fenway.

“Tennesse Williams é um autor de teatro estadunidense que é referência no drama moderno mundial. As peças dele são muito ricas e, surpreendentemente, apesar do autor ter completado um centenário, a linguagem empregada é atual e ágil. Portanto, é possível entender um texto quase centenário como se tivesse sido escrito no tempo presente, com questões pertinentes ainda na contemporaneidade. Os alunos entregaram não só uma performance segura e afiada do idioma estrangeiro como conseguiram atuar de forma surpreendente”, disse a professora de Inglês, Adriana Falqueto.

No segundo dia da Mostra, alunos do curso de Administração interpretaram “ O Zoológico de Vidro”. Álvaro Luiz Duarte Silva viveu o personagem principal, Tom Wingfield, um grande desafio para quem nunca atuou antes. “Por mais que seja dramático e um pouco exagerado por ser teatro, a peça retratou um pouco da casa de todo mundo. É a peça mais autobiográfica de Tennessee Williams. Então, eu não fui apenas Tom Wingfield, mas um pouco do prórprio Tennessee. Foi um prazer representar e sentir na pele um pouco do que ele pode ter vivido na casa dele”.

Sinopse de “O Zoológico de Vidro”O Zoológico de Vidro 8

Baseado no texto original de Tennessee Williams, O Zoológico de Vidro conta a história dos Wingfield, que moram num prédio de pequenos apartamentos num bairro afastado e pobre de Saint Louis, no Meio Oeste americano. A peça se passa nos anos 30, e é narrada por Tom, um poeta e escritor com ambições bem maiores do que simplesmente trabalhar num depósito de calçados, com ideia firme de se juntar à Marinha Mercante e ter um pouco de aventura em sua vida. Daí o personagem sempre sair às noites, dizendo que vai ao Cinema, como escapismo. Os demais personagens são apresentados por ele: Amanda, sua mãe tão protetora que chega praticamente a sufocar, sua irmã Laura, uma moça extremamente tímida, manca e dona de uma coleção de bichinhos de vidro (o zoológico do título) e discos que o pai lhe deixou. Um quarto personagem, Jim O'Connor é um colega de Tom no depósito de calçados, que Amanda intenciona que seja um pretendente para Laura. Há ainda um quinto personagem que não aparece na peça, mas que está estampado numa foto gigante. É o pai de Laura e Tom, que abandonou a família. Desta forma, os quatro personagens presentes lidam com suas realidades e sonhos, sendo que tudo se passa nas lembranças do narrador, Tom Wingfield

Gata em teto de zinco quente 10Gata em teto de zinco quente

A terceira noite da Mostra trouxe a interpretação dos alunos do curso de Edificações na peça “Gata em teto de zinco quente”.
SINOPSE - Brick, um ex-famoso jogador de futebol americano, agora alcoólico pela vergonha, nega sua bela esposa, a quem culpa, por causa de um incidente com seu amigo de campo Skipper, de ter abandonado sua carreira profissional. Brick também não quer saber de seu pai Harvey – ou "Big Daddy", como todos o chamam, que está morrendo de câncer, pois ambos nunca tiveram um diálogo aberto e são, demasiado, orgulhosos para se tornarem amigos nessa altura da vida. Porém, no dia do aniversário de Harvey toda a família está reunida, incluindo seu irmão, ambicioso advogado, e sua esposa intrometida, e nesse dia segredos serão desenterrados e verdades serão ditas entre todos os presentes à festa.

De repente no último verão9bcb2560 e4b9 4f6e 9b85 2d8e19ae54e6

“De repente no último verão” encerrou a Mostra. Interpretada pelos alunos do curso de Informática, a peça se passa em 1937 e conta a história de um brilhante e jovem neurocirurgião chamado Dr. John Cukrowicz, que realiza uma operação de lobotomia num hospital estadual, em precárias condições. A rica dama Violet Venable entra em contato com o médico para que ele aceite como paciente uma sobrinha sua, Catherine Holly, e o diretor do hospital percebe que essa poderá ser a chance de receber grandes doações. Catherine foi diagnosticada como portadora de uma enfermidade mental grave. O médico vai ao encontro de Violet e fica sabendo que Catherine sofrera um colapso nervoso após presenciar a morte do primo Sebastian, filho de Violet, durante uma viagem de verão à Espanha. Enquanto examina Catherine no hospital e tenta fazê-la se lembrar das circunstâncias ocorridas quando da morte do primo, o dr. Cukrowicz recebe a pressão da rancorosa Violet, que culpa a suposta insanidade da sobrinha pela morte do filho e quer que o médico realize a operação no cérebro dela.


Um pouco sobre Tennessee Williams

Williams foi o vencedor do Prémio Pulitzer de Teatro por A Streetcar Named Desire em 1948 e por Cat on a Hot Tin Roof em 1955. Suas peças The Glass Menagerie (1944) e The Night of the Iguana (1961) receberam o Prêmio New York Drama Critics' Circle. Sua peça The Rose Tattoo, de 1952, recebeu o Tony Award de melhor peça. Em 1980, foi presenteado com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente Jimmy Carter.

Williams nasceu em Columbus, Mississippi, na casa de seu avô Pedro, o pastor local. Seu pai, Cornelius Williams, era um vendedor de sapatos viajante, alcoólatra e viciado em jogos de aposta, e que se tornou extremamente abusivo à medida que seus filhos cresciam. A mãe de Tennessee, Edwina Dakin Williams, tinha o humor instável. Williams buscou inspiração para escrever, mediante os muitos problemas familiares. Segundo ele mesmo declarou em uma entrevista concedida na década de 1970: "Descobri na escrita, uma fuga de um mundo real no qual me sentia profundamente desconfortável". Para fugir à insensibilidade paterna, Tennessee refugiou-se em seu quarto, que pintou de branco e enfeitou com miniaturas de animais de vidro o que mais tarde serviu de inspiração para a peça “The Glass Menagerie”, em 1945.

Quando foi recusado pelo exército, sofreu nova ofensiva do pai, que era veterano de guerra; o pai o obrigou a abandonar o jornalismo e a se empregar em uma fábrica de calçados. Começou então a se viciar em bebida alcoólica, e foi internado em um sanatório.

Com a morte do pai, em 1956, e do avô, em 1958, Tennessee começou a fazer psicanálise, e a peça “Suddenly, Last Summer” é considerada a primeira peça de sua fase “psiquiátrica” ou “antropofágica”.

Tennesse faleu em 1983. Uma de suas últimas peças, A House Not Meant to Stand, é uma comédia gótica, publicada em 2008 pela New Directions. O personagem principal teria sido inspirado em seu próprio pai. Nesta obra, a casa que é corroída por cupins, uma metáfora para mostrar a decadência da sociedade burguesa e preconceituosa, desde que a peça trata da volta ao lar do filho homossexual.

Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre

 

Summer at The lake

The fat man’s wife

The escape

O Zoológico de Vidro

Gata em teto de zinco quente

De repente no último verão

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página