Página inicial > Notícias > Torneio de xadrez

Torneio de xadrez

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 15h48 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 15h51

Campus promove 1º torneio de xadrez entre estudantes de Pouso Alegre

premiaçãoA primeira edição do torneio reuniu nove equipes de quatro escolas da cidade e do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre. Participaram alunos dos Colégios Fênix e Objetivo e das escolas estaduais Dr. José Marques de Oliveira e Presidente Artur Costa e Silva (Polivalente). A equipe do Colégio Objetivo composta por Jorge Abreu, Ryan Leão, Jadiny Luiza Faria e Larah Caroline Marques levou o ouro. O segundo lugar ficou com a E. E. Dr. José Marques de Oliveira e o bronze foi para o Colégio Fênix.

A ideia de realizar o torneio surgiu após os JIFs (Jogos dos Institutos Federais) visando a integração entre as escolas de Pouso Alegre e o aumento do número de jogadores. De acordo com Natanael dos Santos Vieira, integrante da Associação Mineira de Xadrez, atualmente existe um projeto sendo desenvolvido nas escolas municipais com cerca de 1.500 alunos aprendendo xadrez e, torneios como este promovido pelo IF são sempre bem vindos. “Quanto mais campeonatos tivermos, melhor para todos porque o xadrez é bom como esporte e ajuda no desenvolvimento intelectual”.

De acordo com o coordenador do torneio, professor Alexandre Magno, o torneio foi uma oportunidade para que os alunos aprimorem suas habilidades cognitivas e sociais, enquanto desfrutam de um ambiente de competição saudável. “O xadrez é uma atividade que vai além de um simples jogo de tabuleiro. Ele desempenha um papel crucial no desenvolvimento intelectual e social dos estudantes, promovendo habilidades como raciocínio lógico, tomada de decisões estratégicas, paciência e respeito. Além disso, ele incute valores de fair play e competição saudável”.

Ainda segundo Alexandre, a segunda edição já está sendo pensada para 2024 e estão previstas novidades como ampliação das categorias.

IFSULDEMINAS – campus Pouso Alegre