Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Trabalho final
Início do conteúdo da página

Trabalho final

Publicado: Quarta, 20 de Fevereiro de 2019, 13h29 | Última atualização em Quarta, 20 de Fevereiro de 2019, 13h40

Engenheiros químicos formados no IF falam da apresentação do TCC

Após cinco anos, o IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre formou os primeiros engenheiros químicos. A rotina de estudos se dividia entre aulas teóricas e práticas, visitas técnicas e, ao final do curso, a apresentação do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Jacqueline da Silva Ribeiro defendeu o trabalho intitulado ‘Estudo e otimização de uma usina termoelétrica através de combinação de ciclos, com adição de resfriadores e reaquecedores’, sob a orientação do professor Victor Aias. “Uma sensação única e inexplicável, um momento que a vida nos permite apreciar dois sentimentos, alívio e realização pessoal”. Compuseram a banca avaliadora os professores do curso de Engenharia Química: Celso Dias Madureira ,Olímpio Gomes da Silva Neto e João Lameu da Silva Júnior.

‘Análise de desempenho de um trocador de calor casco e tubos utilizando a ferramenta CFD’ foi o tema escolhido para defesa por Naiara Lopes. “É o resultado de muito esforço, garra e determinação”. O TCC foi orientado pelo professor João Lameu da Silva Jr. e avaliado pelos docentes : Rejane Barbosa Santos, Olimpio Gomes da Silva Neto e Celso Dias Madureira.

Para Alexandre Martins Ribeiro “foi muito bom ter o resultado final de um trabalho prático que integrou diversas disciplinas do curso. Percebi como diferentes conceitos da Engenharia Química podem ser relacionados para otimizar processos industriais essenciais da atualidade”. Alexandre foi orientado pela professora Rejane Barbosa Santos no trabalho ‘Processamento de grãos de soja para obtenção de óleo bruto por extração com etanol em leito fixo e farelo por secagem em leito fluidizado”. Compuseram sua banca examinadora os professores: Ronierik Pioli Vieira, João Lameu da Silva Júnior e Núria Angelo Gonçalves.

Sob a orientação do professor Celso Dias Madureira e com o tema ‘Análise de viabilidade econômica na produção de etanol através de uma coluna de retificação utilizando a cauda e cabeça de cachaça como matéria prima’, Welson Pereira Gomes finalizou curso. “Desenvolver um trabalho onde pude escolher o tema e a forma como foi conduzido foi muito proveitoso”. Avaliaram o trabalho os professores João Lameu da Silva Júnior e Olímpio Gomes da Silva Neto.

Jaqueline, Naiara, Alexandre e Welson se formaram no dia 08 de fevereiro em uma solenidade na Câmara Municipal. Para o futuro eles querem focar no mundo do trabalho dentro da profissão escolhida e buscar qualificação. Do IF levam o conhecimento e as amizades que foram essenciais para alcançarem o objetivo e se tornarem engenheiros químicos.

Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página