Trabalho interdisciplinar
Alunos provocam discussão e reflexão com apresentação de trabalhos com temas sociológicos
Alunos dos segundos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio apresentaram a conclusão de um trabalho interdisciplinar de Artes, Filosofia e Sociologia. A 4ª Mostra de Cena contemporânea e performance trouxe uma interação com o público e uma experimentação de linguagens. “Os alunos partiram de temáticas da sociologia: direitos humanos, cidadania, multiculturalismo, consciência do cidadão dentro da sociedade, pesquisaram a bagagem teórica dentro da sociologia e na parte de artes estão construindo algo interativo com o público”, disse o professor de Artes do Campus, Emerson Simões.
Foram 14 temas, sete apresentações por dia. Na quinta-feira, 18, as apresentações foram dos alunos de Administração e Edificações e, no segundo dia, dos cursos de Informática e Química.
Rian Cristian e sua equipe, alunos de Administração, trouxeram para discussão uma representação da ética teológica. “Retratamos diversas atrocidades em nome de Deus, ocorridas no mundo e evidenciadas em manchetes. Esperamos que o público, ao ter contato com o nosso trabalho, repense suas atitudes, porque podemos ser muito intolerantes com algumas religiões”.
A pluralidade cultural, com foco no preconceito, foi o tema do trabalho de Ana Laura Reis Ribeiro e sua equipe, alunos do curso de Administração. “Por mais que as pessoas saibam o que é o preconceito, ela ainda julga, ela ainda pratica esse tipo de ação independente de cultura, raça, religião. Nosso objetivo é comover mesmo, porque ao mesmo tempo que você cita uma ação praticada por outra pessoa, você também acaba por praticá-la”.
Ana Laura dos Santos e sua equipe, do curso de Edificações, trabalharam o tema trabalho escravo na indústria da moda. No trabalho o grupo recriou a fachada de uma boutique de roupas e ao entrar o público se deparava com a realidade cruel do trabalho escravo.“Tem pessoas sofrendo para produzir aquilo que estamos comprando. Seria muito otimista e utópico pensar que somente com um trabalho poderíamos causar uma grande mudança. Mas queremos causar uma conscientização e um peso na consciência. Não vamos mudar as pessoas da noite para o dia, mas queremos mostrar o que elas realmente estão comprando. As mudanças começam aos poucos e queremos começar um novo pensamento”.
Assessoria de Comunicação
Fotos: Aluno Kensy Nobrun e Luciene de Castro(Ascom)
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre