Trajetória e Conquistas
Campus Pouso Alegre celebra 15 anos de existência
No último sábado, 6, o IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre celebrou seus 15 anos de atividades no município. O evento, que também marcou o encerramento do ano letivo, foi uma oportunidade especial para a troca de experiências entre os ex-diretores: Elias Paranhos da Silva, Marcelo Carvalho Bottazzini, Mariana Felicietti Rezende, e o atual Diretor Geral, Alexandre Fieno da Silva. A festividade contou ainda com a presença do Reitor, Professor Cléber Ávila Barbosa, além de Edson Moura Soares, representante do Deputado Federal Odair Cunha, Igor Tavares, Alexandre Magno Moura, Presidente do Sindcomércio Vale do Sapucaí, Procuradora do Estado de Minas Gerais, Paloma Inaya Nicoleti da Silva, o Pró-reitor de Gestão de Pessoas do IFSULDEMINAS, Clayton Silva Mendes, Pró-reitor de administração do IFSULDEMINAS, Sr. Honório José de Morais Neto e Representando a Diretoria de Desenvolvimento e Relações Institucionais do IFSULDEMINAS, Gustavo Vitor Moreira Fialho.
O ex-diretor Marcelo Bottazzini expressou sua profunda satisfação em ter contribuído significativamente para a construção da instituição, tanto em sua estrutura física quanto em seu desenvolvimento institucional. Segundo ele, “testemunhar o crescimento de 144 alunos para 1.335 em 2018 e ver a criação dos cursos de Engenharia Civil, Química e Licenciaturas foi a concretização de um sonho coletivo”. Bottazzini afirmou que a honra de ter participado desse crescimento o acompanhará por toda a vida.
Primeira diretora mulher de um campus do IFSULDEMINAS, a professora Marina Feliceti compartilhou os desafios enfrentados durante seu mandato entre 2018 e 2022, incluindo a pandemia de Covid-19. Ela comentou sobre a necessidade de adaptação rápida para aulas online e a administração da instituição, ressaltando que, ao longo dos 15 anos, o Campus não apenas cresceu fisicamente, mas também em identidade, relevância regional e impactos sociais significativos.
Para o Diretor Geral do Campus Pouso Alegre, Professor Alexandre Fienno, festejar os 15 anos do campus é celebrar um percurso desenvolvido por diversas pessoas. Uma narrativa que evoca a resistência dos que precederam, os obstáculos que foram superados até o momento e os compromissos com as gerações futuras. "O que somos hoje não é resultado de um único ato, de um único nome ou de um único grupo. O que somos surgiu de um propósito! E dessa noção surgiu uma comunidade. Uma comunidade que defende o direito à educação gratuita e de qualidade, considerando-a uma oportunidade e um meio de transformação”.
Fieno também mencionou projetos significativos desenvolvidos na instituição, como o EJA-EPT, Projeto Alvorada (que auxilia na reinserção de pessoas egressas do sistema prisional no mercado de trabalho), Saberes Tradicionais Afro-brasileiro (que promove ações educativas para combater desigualdades e racismo), Restauro, Mulheres Mil, Capacita em Rede, Partiu IF, entre muitos outros. "Também contamos com os projetos de extensão do campus, desenvolvidos e realizados por nossos docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes, como o Festival Literário e o IF Pet Terapia." Arraiá do IF, Musicalidades, Meus Pésames, Cine IF, Poéticas do Corpo, Desfocar, entre muitos outros. Tudo isso demonstra a vitalidade do nosso campus."
O reitor Cleber Ávilla destacou a abrangência do campus em toda a região do sul de Minas. "É um momento de comemorar porque há 15 nós tínhamos muitos sonhos, muitos desafios e hoje nós percebemos que chegamos na consolidação de resultados, educação pública, gratuita e de qualidade. Com certeza, o campus só avança. Hoje ele não se restringe somente a Pouso Alegre. Ele atua na região do Sul de Minas, o Brasil inteiro tem estudantes do nosso campus através de cursos de curta duração, inovação, pesquisa, extensão, parceria com as empresas, jovens aprendizes. Tudo que o campus já vem fazendo, nós vamos replicar com maior força e maior intensidade".
História
O Campus Pouso Alegre iniciou suas atividades em 2009, com a implantação do Polo de Rede de Pouso Alegre, situado no bairro Algodão, sendo criado simultaneamente aos
polos de Passos e Poços de Caldas. A introdução do curso Técnico em Agropecuária marcou o início da presença da instituição na região, proporcionando à comunidade novas oportunidades de formação.
Em 2010, o campus foi oficialmente instituído, permitindo a organização administrativa e pedagógica necessária para o desenvolvimento dos cursos. No ano seguinte, as aulas foram iniciadas em instalações provisórias cedidas pela Prefeitura, com oferta dos cursos Técnico em Edificações (PROEJA) e Técnico em Administração (Subsequente). Naquela época, a instituição atendia 144 estudantes, incluindo os remanescentes do Polo de Rede, refletindo uma demanda crescente por educação técnica e profissional.
Com o aumento da procura, o campus transferiu-se provisoriamente para a Avenida Dr. João Beraldo, onde foram estruturadas salas de aula, uma biblioteca, laboratório de informática e setores administrativos. Essa mudança foi crucial para atender o crescente número de alunos, que chegou a 316 matriculados em 2012, após a ampliação da oferta com novos cursos técnicos em Química, Informática e Segurança do Trabalho.
O ano de 2013 foi emblemático, pois marcou a inauguração da sede definitiva no bairro Parque Real. Este novo espaço favoreceu a expansão da infraestrutura e melhorou as condições para o ensino. Também nesse ano, o campus iniciou seu primeiro curso técnico integrado ao ensino médio: o Técnico em Informática.
A partir de 2014, o IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre ampliou ainda mais sua abrangência, introduzindo graduações nas áreas de Engenharia Civil e Engenharia Química, além das Licenciaturas em Química e Matemática, juntamente com as primeiras pós-graduações lato sensu. Essa evolução solidificou o compromisso da instituição com a formação de qualidade na região.
Hoje, o Campus Pouso Alegre atende mais de 3.700 estudantes, oferecendo cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. A instituição se consolida, assim, como referência em educação no Sul de Minas, mantendo firme seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento regional. A trajetória do IFSULDEMINAS é um testemunho do impacto positivo que uma instituição de ensino pode ter na formação de indivíduos e no progresso da comunidade.
Texto e fotos: William Sanches
