Treinamento
Brigada de Incêndio recebe treinamento do Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre
Nos dois dias de treinamento, os brigadistas do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre receberam noções de primeiros socorros, como combater princípios de incêndio e organizar a saída de um prédio em caso de emergências. O curso aconteceu nos dias 23 e 30 de novembro na sede do Corpo de Bombeiros.
"Estamos, a todo momento, sujeitos a acidentes e imprevistos, principalmente, com a dimensão do nosso campus. Com o apoio do Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre, a brigada do campus pode se capacitar e receber o devido treinamento do uso correto dos equipamentos de emergência, e sobre os procedimentos de primeiros socorros, essenciais para garantirmos a segurança da nossa comunidade escolar. Foi um curso bem dinâmico e muito didático, que nos possibilitou ter noção da responsabilidade que temos enquanto brigadistas", disse o diretor do Campus, professor Alexandre Fieno, que também integra a Brigada.
A Brigada de Incêndio é considerada uma medida de segurança prevista na legislação de Segurança Contra Incêndio e Pânico e consiste em um grupo organizado de pessoas treinadas e capacitadas para atuar na prevenção. “A Brigada Orgânica é composta por aqueles que compõe a população fixa de uma organização e atuam no combate a princípio de incêndios, abandono da edificação e prestação de primeiros socorros, nos limites da propriedade. A formação deste grupo é de suma importância para prevenção e combate a incêndio e pânico, pois visa diminuir a possibilidade de ocorrência e estabelecer o comportamento a ser adotado frente a uma emergência”, como explica o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - 7ª Companhia Independente.
A Brigada de Incêndio do Campus é composta por 26 servidores entre técnicos e docentes. A professora Gabriela Belinato contou como foi participar do curso. “Trouxe conhecimentos de várias situações de ação de um brigadista e mostrou como agir em cada uma delas. A parte prática nos proporcionou a interação com instrumentos de prevenção, esse primeiro contato é importante para saber como utilizar numa situação real”.
Para Daniel Reis, que também faz parte da Brigada, “o curso foi muito bom, articulando teoria e prática. É um conhecimento que a gente espera nunca precisar utilizar, mas se for necessário, nos dá maior segurança de como agir em uma emergência”. Ainda segundo Daniel, integrar esse grupo é uma grande responsabilidade, mas também uma necessidade visando miniminizar os riscos no caso de acidentes no campus. “Inclusive recomendo aos alunos que puderem/quiserem realizar esse curso que o façam também. São conhecimentos que a gente leva pra vida e que não se restringem somente ao ambiente da escola / do trabalho”.
Saiba quais são os servidores que compõem a Brigada de Incêndio do Campus Pouso Alegre. CLIQUE AQUI.
Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre