Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Um novo ano
Início do conteúdo da página

Um novo ano

Publicado: Segunda, 09 de Julho de 2018, 14h23 | Última atualização em Segunda, 09 de Julho de 2018, 14h23

Atividades de integração marcam o início do ano letivo no Campus Pouso Alegre


inicio aulas 27Primeiro os veteranos. Eles foram chegando aos poucos, em vans, no carro da família, de ônibus e caminhando. Quando se deram conta ali estavam eles entre abraços, beijos, sorrisos e selfs com os colegas de turmas e professores. E tinham muita história pra contar das férias, das viagens, de quem começou ou terminou o namoro, de quem ficou em casa e de quem não via a hora de voltar para a escola para rever os amigos que fez ao longo de um a dois anos de estudos. Assim começou o primeiro dia letivo no IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre nesta segunda-feira, 05. Depois da empolgação do reencontro, uma atividade ao ar livre e as orientações no auditório. E lá foram eles preparar cartazes de boas vindas para os “bixos” que não demorariam a chegar para um café bem ao estilo dos cursos que eles escolheram: integrado.

“O início ou retorno das aulas é um momento de grande expectativa da família, professores, alunos e do Campus como um todo. Ao longo do ano os alunos enfrentarão uma maratona de estudos e terão pouco tempo para conhecer outras turmas e outros cursos dentro do próprio Campus. Nesse sentido, nada mais propício do que atividades de integração para marcar o espírito de união e cooperação que deve haver na turma e entre todos nós. Além da integração entre os alunos a atividade leva à reflexão sobre o mercado de trabalho e suas exigências quanto ao espírito colaborativo e saber lidar com o diferente”, disse o coordenador de ensino do campus Marcel Freire da Silva.

Durante o café, os ingressantes já puderam ter o gostinho de um dos projetos desenvolvidos no campus, o ‘Musicalidade’. E foi ao som do rock que novatos e veteranos seguiram, juntos, para uma nova atividade: a caça ao tesouro. Equipes divididas, era hora de buscar o prêmio escondido em algum lugar na escola, mas para isso era preciso duas coisas: seguir as pistas e, o mais importante, trabalhar em equipe.

"O jogo, além de ter um fim em si mesmo que é a diversão (jogar por jogar), também pode ser aproveitado como estratégia didático-pedagógica, que neste caso, foi promover a integração entre veteranos, calouros e professores. As equipes que conseguiram atingir seu objetivo final de encontrarem o tesouro, tiveram que lidar com questões de cooperação, estratégia, diálogo com os colegas, integração, etc; que só são alcançadas quando os participantes se entregam ao jogo, quando se arrebatam no ambiente lúdico, desarmando algumas tensões iniciais como: medo, ansiedade, incerteza do primeiro dia de aula", contou o professor de educação física Marcos Roberto So.

“Espero que todos estejam unidos porque vamos passar muito mais tempo aqui que na nossa própria casa. Mais que nunca precisamos trabalhar como uma equipe nesses três anos que estamos iniciando. Espero muita coisa da escola. É uma expectativa muito grande por estar aqui no Instituto Federal. Dos alunos e professores espero que trabalhemos sempre unidos pra conquistar o melhor que a gente puder”, falou Marcela Marques de Oliveira (Administração Integrado).

Após uma segunda parada para o almoço com muita música, os ingressantes foram recebidos no auditório onde conheceram os professores de seus cursos e inicio aulas 36receberam as orientações sobre normas e procedimentos da escola. As dificuldades que, por ventura, possam vir a enfrentar durante o ano, em momento algum tirou a empolgação dos novos alunos. “Vai ser muito difícil mas eu espero que seja legal, que seja diferente das outras escolas, que me dê uma experiência melhor e que faça com que eu aprenda com mais facilidade, que eu consiga pegar aquelas matérias que dizem que são monstros de sete cabeças e faça com que elas fiquem divertidas. Isso depende também dos professores. O ambiente daqui parece ser bem legal e acho que isso também vai ajudar bastante. Espero que seja surpreendente”, disse Letícia Venâncio Dutra da Costa (Informática Integrado).

Os estudantes dos cursos integrados ao ensino médio terão aulas em período integral durante três anos. A expectativa de quem chegou é grande. “Desde os meus 12 anos eu queria muito entrar pro Instituto Federal porque eu sempre quis buscar uma melhor qualidade de ensino e eu via isso aqui, as pessoas muito unidas e descobrindo habilidades que a gente nem sabe que tem. Você experimentar algo que não conhece e acabar se interessando e até seguindo numa faculdade. Aqui vamos definindo o nosso futuro”, disse Júlia Alves de Souza Nascimento (Edificações Integrado).

No período da tarde foi a vez dos alunos ingressantes dos cursos superiores serem recepcionados pelos veteranos, docentes e técnicos do Campus. A noite, as boas vindas foram para os estudantes dos cursos subsequentes.

Atividades com os servidores

inicio aulas 20Não foram apenas os alunos que participaram de atividades antes do início das aulas. Na sexta-feira, 02 de fevereiro, técnicos e docentes também tiveram o momento de integração. Inicialmente o diretor, professor Marcelo Bottazzini falou das conquistas e novos desafios para os próximos anos, o maior deles, a ampliação do campus.

Após as explanações dos diretores de departamentos, os servidores tiveram uma atividade orientada pela psicóloga Claudia Marinho Ribeiro. Foi um momento de descontração com balões para demonstrar a importância que cada um desempenha em seu setor e, sobretudo, a valorização do trabalho conjunto em prol dos alunos.

“Neste ano de 2018 o Campus passará pelo processo eleitoral e pelo reconhecimento de quatro cursos superiores, portanto, será um ano de muito trabalho e dedicação; e ao mesmo tempo, este ano marca a integralização de todos os cursos e a consolidação das perspectivas de crescimento do Campus para os próximos anos. 2018 será um ano de grandes expectativas”, finalizou o coordenador de ensino.

Texto: Ascom Campus Pouso Alegre

Fotos: Cybele Martins / Luciene de Castro / Marcel Freire

06/02/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página