Página inicial > Notícias > Universo literário

Universo literário

Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2024, 10h24 | Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2024, 10h25

Alunos dos cursos integrados visitam Bienal do Livro em São Paulo

ba9d1e65 078d 4e8e b8bc dd3dca27bc27Foram apenas algumas horas, mas tempo suficiente para que os alunos dos 1º anos dos cursos técnicos em Química e em Informática pudessem vivenciar a experiência literária e cultural do maior evento, da área, na América Latina, a Bienal do Livro de São Paulo. “Você volta transformado, com outra cabeça, porque você vai conhecendo tantas culturas, tanta informação e conhecimento que você chega a sentir ignorante e sente a necessidade de buscar mais conhecimento nos livros”, contou Isabela Fernandes Rodrigues, do1º INF.

De acordo com a organização do evento, a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, recebeu 722 mil visitantes, um percentual 9,39% superior ao público do evento em 2022. Ao todo foram 227 expositores, que disponibilizaram mais de 500 selos editoriais, num catálogo completo e diversificado em gêneros literários, somando 3,65 milhões de livros para todos os gostos e bolsos, conferidos num conjunto de 683 autores nacionais e 33 autores internacionais.

“Sem os livros eu não sei o que eu seria, acho que não seria a mesma pessoa de hoje. Os livros mudaram a minha vida. É uma experiência incrível de olhar todos aqueles livros, você fica até perdido, maravilhado”, disse Sérgio Ricardo Júnior, 1º QUI.

Para a professora de Língua Portuguesa, Gissele Bonnafé, que acompanhou os alunos na visita, o objetivo da proposta foi alcançado com sucesso. “Fazemos uma viagem como essa para que eles vivenciem o livro e a leitura. Muitos não tinham tido a experiência de ver tantos livros reunidos, de tantas editoras diferentes. Foi legal ver os alunos a procura dos autores que já conhecem, outros conhecendo outras editoras e outras propostas editorias e essa proposta para eles foi muito interessante. Eles foram com as mãos vazias e voltaram com a mãos, os olhos e os corações cheios, porque eles voltaram lendo”.

Além da Bienal, os alunos também visitaram o Museu da Língua Portuguesa.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre