Vacinação no Campus
Servidores e alunos recebem vacina contra Meningite numa ação em parceria com a prefeitura
Além das vacinas Meningocócica e ACWY, servidores e alunos também puderam atualizar as doses de vacina contra a Covid. Ao todo foram aplicadas 133 doses. A ação foi realizada em parceria com o Centro de vacinação municipal.
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. É causada, principalmente, por bactérias ou vírus; mais raramente, pode ser provocada por fungos.
Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também ocorre transmissão através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.
Na meningite bacteriana algumas bactérias se espalham de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta; outras bactérias podem se espalhar por meio dos alimentos.
Na meningite viral, a transmissão depende do tipo de vírus, podendo ocorrer contaminação fecal-oral, por contato próximo (tocar ou apertar as mãos) com uma pessoa infectada; tocar em objetos ou superfícies que contenham o vírus e depois tocar nos olhos, nariz ou boca antes de lavar as mãos; trocar fraldas de uma pessoa infectada; beber água ou comer alimentos crus que contenham o vírus. Alguns vírus (arbovírus) são transmitidos pela picada de mosquitos contaminados.
Sintomas:
As meningites provocadas por vírus costumam ser mais leves e os sintomas se parecem com os das gripes e resfriados. A doença ocorre, principalmente, entre as crianças, que têm febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, falta de apetite, irritação.
Meningites bacterianas são mais graves e em pouco tempo os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Esse é um sinal de que a infecção está se alastrando rapidamente pelo sangue e o risco de infecção generalizada aumenta muito.
Nos bebês pode-se também observar:
– moleira tensa ou elevada;
– gemido quando tocado;
– inquietação com choro agudo;
– rigidez corporal com movimentos involuntários, ou corpo “mole”, largado.
Estado amplia prazo devacinação contra meningite C
Quem ainda não se vacinou contra a Meningite C pode procurar o centro de vacinação, ou postos de saúde. O prazo foi prorrogado até o dia 30 de abril 2023.
A imunização com a Meningocócica C está disponível para o seguinte público:
- População geral de 16 a 30 anos;
- Trabalhadores da educação: professores, especialistas e funcionários das instituições públicas e privadas em todos os níveis de ensino;
- Estudantes de nível técnico e superior;
- Trabalhadores da saúde.
O imunizante está disponível em todos os postos de saúde com sala de vacinação e no Centro de Vacinação (Avenida Doutor João Beraldo, número 567, Centro). O grupo-alvo precisa estar munido de documentos pessoais e que comprove sua função.
Informações: https://bvsms.saude.gov.br/meningite / pousoalegre.mg.gov.br
Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre