Página inicial > Notícias > Vagas olímpicas

Vagas olímpicas

Publicado: Quinta, 14 de Outubro de 2021, 15h54 | Última atualização em Quinta, 14 de Outubro de 2021, 15h57

Participação em olimpíadas de conhecimento garante vaga no ensino superior

medalhista 1Todo o esforço, valeu a pena! João Vitor Vieira de Castro (foto), egresso do curso Técnico em Administração integrado ao ensino médio do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, medalhista de ouro em cinco Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), é, hoje, aluno da Licenciatura em Matemática no IMECC (Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da UNICAMP). Uma vaga conquistada pela participação na olimpíada.

Assim como João, muitos outros estudantes, estão ingressando em um curso superior pelas chamadas Vagas Olímpicas, uma nova modalidade de ingresso em universidades públicas brasileiras oferecida para os jovens medalhistas em olimpíadas científicas. Geralmente, nessa forma de seleção não é necessário participar dos testes tradicionais para entrar na instituição. Basta ter boas pontuações e medalhas. Além disso, as vagas olímpicas também são uma forma de reconhecer o esforço e dedicação dos jovens que participam desses torneios.

João, que viveu a experiência das Olimpíadas por muitos anos, aconselha outros estudantes a não perderem a oportunidade. “Sempre busquem participar de todas as Olimpíadas possíveis. Estimulem os colegas a também participarem e peçam aos professores que inscrevam a escola no maior número de competições científicas. Os resultados são muito valorizados não apenas no cenário acadêmico, com uma entrada, na minha opinião, mais justa que a de vestibulares; mas também no conhecimento do aluno. O que tais provas oferecem de conhecimento é imensurável, pois promovem o pensamento crítico além do que é visto nas escolas”.

No IFSULDEMINAS, desde 2020, são oferecidas vagas nessa modalidade. As vagas são para os cursos técnicos integrados e para cursos superiores de bacharelado. No processo seletivo para ingresso em 2022, que está com inscrições abertas até o dia 10 de novembro, são oferecidas 71 vagas para os cursos técnicos e 38 vagas para cursos superiores.

Participação na OBMEP 2021

No IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, os professores  sempre estimulam a participação dos alunos do ensino médio nas olimpíadas de conhecimento, entre elas a OBMEP. Este ano, 19 estudantes se classificaram para a segunda fase da competição:

• Cayla Thamyres Gomes Silva - 1º Ano Edificações
  • Gilberto Cezar Silveira Júnior - 1º Ano Informática
  • Pedro Henrique Moreira de Mello Balbino - 1º Ano Informática
  • Ana Clara Alves Pereira - 1º Ano Administração
  • Gabriela Piovesana Dantas - 3º Ano Edificações
  • Gustavo Muniz Moreira - 3º Ano Informática
  • Júlia Ramos Silva - 2º Ano Edificações
  • Luiz Felipe Rocha - 3º Ano Informática
  • Raissa Maria Pereira dos Reis - 1º Ano Edificações
  • Rodrigo Pereira dos Santos - 3º Ano Informática
  • Yasmin Yris Carneiro Pereira - 3º Ano Administração
  • Gabriel Bernardes de Mira Silva - 2º Ano Edificações
  • João Vitor da Silva Moreira - 2º Ano Edificações
  • Lara Lia Pereira de Souza - 2º Ano Edificações
  • Leonardo Faria Silva - 2º Ano Administração
  • Letícia Tavares de Souza - 1º Ano Administração
  • Luiz Augusto Carvalho Silva - 1º Ano Edificações
  • Mariana Custódio Santos - 1º Ano Edificações
  • Andresa Graziela Pereira - 2º Ano Edificações

Cerca de 18 milhões de estudantes de 55 mil escolas participaram da primeira etapa da 16ª OBMEP. As provas foram aplicadas entre 28 de junho e 3 de agosto. Os exames da segunda fase estão previstos para 6 de novembro e a divulgação dos premiados para 18 de janeiro de 2022.

A Obmep concede medalhas de ouro, prata e bronze e mais de 50 mil menções honrosas. Os estudantes que recebem medalha garantem o ingresso em programas de iniciação científica, com direito a uma bolsa de incentivo financeiro mensal concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

IFSULDEMINAS/ Campus Pouso Alegre