Vanguarda educacional
IFSULDEMINAS inova e promove workshop em inteligência artificial

A recente e rápida progressão tecnológica tem simplificado consideravelmente os modos como vivemos, trabalhamos e aprendemos. Ademais, o avanço da inteligência artificial (IA) potencializa as soluções e ajuda as pessoas a converter novas ideias em realidade com clareza e qualidade visual excepcionais. Por meio do projeto EJA integrada à EPT: Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional, da Diretoria de Ingresso e do Campus Pouso Alegre, promoveu um “Workshop em Inteligência Artificial”, nos dias 26 a 28 de novembro. Igor Bederode, Luis Otoni e Raymundo Ferreira foram os palestrantes durante os 3 dias.
Segundo a Diretora de Ingresso, Professora Elisangela Lopes, eventos como esse possibilitam que os trabalhos educacionais e dos setores de apoio sejam repensados em sua forma de execução. “Por exemplo, quando pensamos em todas as etapas para a realização de nosso vestibular, vemos que com o uso da IA, podemos torná-lo para dinâmico, mais rápido. Muitas etapas que hoje demandam o uso de servidores e colaboradores, poderá ser feita de forma muito mais rápida”.
O Diretor Geral do Campus Pouso Alegre, professor Alexandre Fieno, reconhece que as IAs desempenharão um papel cada vez mais importante na educação, porém não acredita que elas substituirão os professores. "O que veremos é uma expansão da habilidade docente; a IA irá auxiliar, acelerar e personalizar processos, porém o educador continuará sendo um componente fundamental da mediação pedagógica, do acolhimento, da compreensão das realidades locais e do olhar crítico."
Ele acredita que o uso dessa tecnologia acabará por ter algum tipo de restrição. “Seja dentro dos limites éticos, legais ou
institucionais, como, por exemplo, normas de privacidade, proteção de dados, transparência algorítmica, autoria, responsabilidade acadêmica, entre outros.” Fieno assegura que o Campus Pouso Alegre pode, sem dúvida, ser elevado à posição de vanguarda no uso e debate da integração das IAs nos processos educacionais. "Nossa abordagem tem sido inovadora, porém sempre com responsabilidade e comprometimento com a missão pública, visando aprimorar a qualidade da gestão, da aprendizagem e dos serviços oferecidos à comunidade."
Aline Batista Silva Amaral, bolsista na área de logística do projeto EJA-EPT e participante do workshop, afirmou que está aprendendo e identificando maneiras de otimizar suas tarefas. "Quem não ingressar nesse universo das IAs ficará irremediavelmente à margem do avanço educacional e profissional."
Texto: William Sanches
