Página inicial > Notícias > Vestibular 2020 – Provas

Vestibular 2020 – Provas

Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 15h27 | Última atualização em Segunda, 25 de Novembro de 2019, 15h32

Candidatos fazem provas para sete cursos técnicos no Campus Pouso Alegre

Vestibular 2020 1 10As provas para os cursos técnicos integrado e subsequente do IFSULDEMINAS ocorreram neste domingo, 24, em todos os campi da instituição. No Campus Pouso Alegre, o processo seletivo reuniu cerca de 700 candidatos que concorreram a vagas para Administração, Edificações e Informática, na modalidade integrado ao ensino médio e Administração, Edificações, Química e Segurança do Trabalho, na modalidade subsequente.

O portão foi aberto às 7h30. A chuva fina que caiu nas primeiras horas da manhã não causou nenhum transtorno. O sol acabou aparecendo e tudo correu tranquilamente no vestibular do Campus. Enquanto os candidatos aguardavam o início das provas, às 8h45, do lado de fora, os pais também estavam ansiosos, como a Kelli Cristina Vasconcellos de Santana, mãe de Yasmim, de Santa Rita do Sapucaí, que concorreu a uma vaga no curso de Informática Integrado. “Estou muito ansiosa porque ela fez cursinho o ano todo, foi um esforço muito grande da parte dela para estar no Instituto Federal. Ela é muito esforçada e merece”.

Quatro candidatos tiveram atendimento especializado. Fizeram as provas para os cursos integrados 530 candidatos. Foram registradas 56 faltas do número de inscritos. Para as provas do subsequente estiveram presentes 162 candidatos e 86 faltas.

Assim como no processo seletivo de 2019, os candidatos puderam escolher o local onde fariam as provas, independente da unidade em que tinha o curso selecionado por ele.

A novidade, esse ano, é a forma de ingresso nos cursos superiores. A seleção será pela nota do Enem. No campus Pouso Alegre são oferecidas as graduações em Engenharia Civil, Engenharia Química, Licenciatura em matemática e Licenciatura em Química.

Provas:

Nas provas para os cursos técnicos integrados foram cobrados conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História de acordo comVestibular 2020 1 49 conteúdos trabalhados no 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental. Já para o subsequente, as questões foram de Língua Portuguesa e Matemática com conteúdos trabalhados no ensino médio, conforme definido pela Base Nacional Comum Curricular. Não houve redação.

Taiane Ohara de Souza Teodoro veio de São Sebastião da Bela Vista, concorrer a uma vaga no curso de Administração Subsequente. Ela é ex-aluna do Instituto Federal e quer voltar. “É uma área que eu queria muito estudar, pois oferece bastante oportunidade de emprego. É uma ótima escola. Eu quero muito passar”.

Ellen Leilane Gomes Pontes também concorreu a uma vaga no curso de Administração, só que na modalidade Integrado. O desejo de estudar no IF veio a partir das referências da irmã que é aluna da instituição. “Estudei bastante, achei a prova fácil. Estou ansiosa pelo resultado”.

Larissa Kersul Cavalcanti também tem familiares estudando no Instituto Federal e ela quis seguir o mesmo caminho. Moradora de Pouso Alegre, ela concorreu a uma vaga no curso de Administração. "Foi o curso que mais me chamou atenção. Estou confiante. Vou passar”.

Uma história, neste vestibular, chamou a atenção. Laysa Vitória do Prado, concorreu a uma vaga para o curso de Administração. O problema é que na hora de marcar a opção integrado ou subsequente, ela se confundiu e marcou errado. Mesmo sabendo que se passar não poderá estudar no campus, pois ainda precisa concluir o ensino médio, mas marcou o subsequente, ela fez a prova. O Motivo? “Todo mundo fala que é uma ótima instituição. Ano que vem farei a prova novamente. Este ano serviu de experiência”.

Gabarito:

Os gabaritos das provas já estão disponíveis. Acesse GABARITOS.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre