Página inicial > Notícias > Vestibular 2023: Dia de prova

Vestibular 2023: Dia de prova

Publicado: Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 12h33 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 14h54

Domingo de vestibular para candidatos aos cursos técnicos e superiores do Campus Pouso Alegre

Vestibular 2023 15Enfim, chegou o tão esperado dia! Neste domingo, 11 de dezembro de 2023, candidatos aos cursos técnicos e superiores fizeram a prova para ingressar no IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre. Todo o processo transcorreu dentro da normalidade. Dos 1.079 inscritos para fazer a prova no Campus, 898 compareceram ao vestibular. Este foi o primeiro processo seletivo, com prova, presencial, após a pandemia da Covid-19, para os concorrentes às 140 vagas dos cursos de Administração, Edificações, Informática e Química, integrados ao ensino médio. Em 2020 e 2021, a seleção ocorreu por meio da análise do histórico escolar.

Os portões foram abertos às 7h30. Não faltou empolgação, ansiedade e uma pitadinha de frio na barriga, afinal, apenas quatro horas separavam os vestibulandos do sonho de se tornarem alunos do Instituto Federal. “Estou ansiosa pelas notas e não vejo a hora de saber se passei ou não. Quero ter a oportunidade para melhorar nos meus estudos e aqui é um lugar bom para alcançar o meu objetivo”, disse Maria Luiza da Costa Alvarenga, que concorria a uma vaga para o curso técnico em Química.

“Estou bem ansioso para os resultados. No ensino fundamental tivemos prejuízo com a pandemia, agora, no ensino médio, busco uma boa escola que vai ajudar muito no meu futuro”, contou Enzo Kawabe, candidato a uma das vagas do curso Técnico em Informática (integrado).

A expectativa não era apenas do candidato, mas de toda a família. “Nós, enquanto pais, trabalhamos para que ele pudesse realizar essa etapa. O instituto oferece um ensino de qualidade, não limitado apenas à questão educacional, mas também de vivência com outras experiências extracurriculares. O instituto sempre foi acessível a nós, pais, bem como a comunidade, realizando eventos que buscam essa integração, conceito que queremos que faça parte do processo de construção socioeducativo de nosso filho”, disse Augusto Kawabe, pai do Enzo, que também contou da experiência positiva com a filha, egressa do Campus, uma das motivações para que o caçula fizesse o vestibular. “Graças à base fornecida pelo IF, ela estuda em uma universidade federal”.

O sonho de ser IF

O processo seletivo do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre teve a participação de vários treineiros, estudantes que ainda não concluíram o ensino fundamental ou médio, mas queriam testar seus conhecimentos e conhecer o vestibular do IF, com foco na próxima avaliação. Foi o caso da Laura Fernandes de Sousa Merlo, que vai tentar um vaga para o curso técnico em Informática integrado, para 2024. “Quis fazer para ter uma ideia de como será para o ano que vem, que será definitivo”.

Para a treineira, o IF oferece várias oportunidades que vão além da estrutura e da qualidade dos profissionais. A decisão tem o total apoio da família. “Fiquei encantada com o Instituto desde a primeira vez que estive aqui, por ver a estrutura e a qualidade do ensino. A ideia foi ela fazer a prova como treineira, avaliar as dificuldades e nos concentrarmos, preparar durante todo ano para que ela seja aprovada para 2024”, contou Carla Viviane Fernandes de Sousa, mãe da Laura.

Sobre as provas e os resultados

As provas dos cursos técnicos tinham 50 questões, sendo 25 de Língua Portuguesa e 25 de Matemática. Temas da atualidade como a teoria da terra plana, fakeVestibular 2023 64 news, diversidade e políticas de inclusão estavam presentes nas questões de interpretação de texto. Já aqueles que disputaram as vagas dos cursos superiores precisaram solucionar 50 questões de múltipla escolha de oito disciplinas estudadas no Ensino Médio, além de fazer uma redação sobre o tema: “O direito à moradia no Brasil”.

Não houve prova para os inscritos nos cursos técnicos, modalidade subsequente. Para eles, a seleção continua pela análise do histórico escolar.

Este ano, o Campus recebeu 796 inscrições para os cursos técnicos integrados ao ensino médio (224 em Administração, 88 para Edificações, 305 para Informática e 159 para Química); 215 inscrições para os técnicos na modalidade subsequente (25 em Design de Interiores, 57 em Química, 71 para Química e 62 em Segurança do Trabalho); e 158 inscritos nos cursos superiores (72 para Engenharia Civil, 44 em Engenharia Química, 18 em Licenciatura em Matemática e 24 para Licenciatura em Química)

O resultado parcial das notas será divulgado no dia 05 de janeiro. Serão dois dias para apresentação de recursos (6 e 7 de janeiro). No dia 10 serão divulgadas as notas finais e, no dia 11 de janeiro, sai a lista dos candidatos aprovados.