Página inicial > Notícias > Visita Técnica

Visita Técnica

Publicado: Segunda, 09 de Julho de 2018, 14h32 | Última atualização em Segunda, 09 de Julho de 2018, 14h32

Alunos de Engenharia Química visitam empresa de fertilizantes em Poços de Caldas

IMG 20180309 WA0018Antes de iniciar a visita à fábrica, os alunos fizeram interpelações a respeito do processo produtivo, sobre as etapas de produção, as operações unitárias envolvendo os processos, os laboratórios de desenvolvimento e análises químicas e a atuação da empresa, dentro de seu ramo de aplicação.

Eles acompanharam todo o processo produtivo da empresa, desde o recebimento da matéria-prima até a embalagem e armazenamento do produto final. Além do processo produtivo e das operações que são realizadas foram visitados também os laboratórios de desenvolvimento e análises químicas.

Após a visita eles tiraram suas dúvidas com a engenheira química, Mariana Wached de Paiva Côrtes sobre a profissão: as dificuldades para chegar a posição que ela atua na empresa, sobre a importância dos conteúdos adquiridos durante sua formação e sua utilização no dia a dia dentro de um chão de fábrica.

Os alunos puderam evidenciar muitos dos conteúdos adquiridos em sala de aula, facilitando o ensino/aprendizado desses conhecimentos dentre suas aplicações. Por se tratar de uma empresa que atua fortemente no Desenvolvimento e Inovação também foram ressaltados a importância da Pesquisa do meio acadêmico dentro desses processos, bem como a busca e atualização de conhecimentos, trabalho em equipe e troca de experiências globais.

A visita aconteceu em outubro do ano passado. Os alunos dos 6º e 8° semestres do curso de Engenharia Química foram acompanhados pelos professores Olímpio Gomes da Silva Neto e Celso Dias Madureira, das disciplinas de Gestão da Qualidade, Fenômenos de Transporte II e Utilidades e Operações Unitárias I.

Sobre a empresa:

A empresa Yoorin Fertilizantes foi fundada em Poços de Caldas na década de 60, pela multinacional japonesa Mitsui e adquirida em Dezembro de 2010 pelo Grupo Curimbaba. A Yoorin transforma minerais em fertilizantes de alta eficiência agronômica, utilizando tecnologia avançada, com nutrientes necessários ao desenvolvimento de todos os tipos de cultura. Produzem fertilizantes que não agridem o meio ambiente e são reconhecidos nacional e internacionalmente por sua eficiência agronômica e por altos resultados de produtividade.

Texto: Profº Olímpio Gomes da Silva Neto

Revisão: Ascom Campus Pouso Alegre