Página inicial > Notícias > Workshop de Matemática

Workshop de Matemática

Publicado: Sexta, 21 de Setembro de 2018, 13h35 | Última atualização em Sexta, 21 de Setembro de 2018, 13h36

Evento busca despertar nos alunos o interesse pelo estudo de sistemas dinâmicos

Worshop sistemas dinamicos realizado no campus Pouso AlegreAlunos de Matemática do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre participaram, nesta quinta-feira, do 3º Workshop de Sistemas Dinâmicos, realizado em uma parceria com o Campus Inconfidentes, onde foram realizadas as duas primeiras edições do evento. Durante as palestras, os estudantes puderam conhecer e discutir alguns resultados recentes da teoria de dinâmica não linear e caos em problemas envolvendo transição de fase, leis de escalas, dentre outros.

“O objetivo, desde a primeira edição, é mostrar aos nossos alunos a possibilidade de trabalhar com sistemas dinâmicos dentro do curso de matemática”, explicou o Joelson Dayvison Veloso Hermes, Professor de Matemática do Campus Inconfidentes.

Coordenador de um grupo de estudos sobre o tema na UNESP de Rio Claro, Edson Denis Leonel falou sobre as aplicações da teoria da dinâmica não linear pra tentar resolver diversos tipos de problemas. “Esse é o terceiro evento que realizamos sobre o tema e o foco são as investigações nas transições de fases. Esperamos que aqui, no campus Pouso Alegre, possa haver interesse dos alunos após esse contato com profissionais que têm contribuído muito com esse estudo, tendo o reconhecimento da comunidade internacional”.

A expectativa, de acordo com o organizador do evento, professor Flávio Heleno, do campus Pouso Alegre é de que a partir dos trabalhos apresentados, alunos e professores possam despertar para a pesquisa nesta área, contribuindo para a disseminação do conhecimento técnico-científico. “Esperamos que após esse evento, os alunos se interessem por essa área de pesquisa e possamos criar aqui no campus um grupo de estudos nessa área”.

Ascom/Campus Pouso Alegre

21/09/2018