Página inicial > Notícias > Letras Pretas

Letras Pretas

Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2021, 14h59 | Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 16h26

NEABI promove II Concurso Letras Pretas em comemoração ao mês da Consciência Negra

Prazo para envio de textos foi prorrogado para 15 de novembro

Edital 61/2021

Este ano, o tema do concurso será: "Ninguém tá ligando pra pretos morrendo"(...) Um tiro na cara, um tiro na nuca/ Um tiro no amor, outro na cultura/Se não é com você, que que 'tá acontecendo? /Sentado no muro, conforto, isento”. (Criolo & Tropkillaz – Cleane)

Poderá participar deste concurso, alunos regularmente matriculados no ensino médio (1º ano, 2º ano e 3º ano) e ensino superior, de escolas ou instituições públicas (do estado, do município e da rede federal) e privadas.

Para participar do concurso, o candidato deve preencher o formulário https://forms.gle/MRoW7hcohxNioE7Y7 e anexar os materiais:
a) Nome completo do estudante;
b) Endereço e telefone para contato do estudante ou responsável;
c) Nome, endereço e contato da escola ou instituição de ensino superior em que estuda;
d) O texto com a temática solicitada;
e) O participante deve enviar 2 (duas) cópias do texto, uma identificada e a outra sem identificação; f) Comprovante de matrícula.

Categorias:

1ª Categoria: Poesia. Esta categoria destina-se, exclusivamente, a estudantes do 1º ano do ensino médio, ou seja, somente poderão concorrer nela, os alunos que estiverem cursando o 1º ano do ensino médio. O objetivo é a construção de uma poesia com a temática acima solicitada, respeitando à tipologia do gênero literário em questão. Deverá conter título

2ª Categoria: Crônica. Esta categoria destina-se, exclusivamente, a estudantes do 2º ano do ensino médio, ou seja, somente poderão concorrer nela, os alunos que estiverem cursando o 2º ano do ensino médio. O objetivo é a construção de uma crônica com a temática acima solicitada, respeitando à tipologia do gênero literário em questão. Deverá conter título. Fonte: times new roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas: 1,5 e alinhamento justificado.

3ª Categoria: Texto dissertativo-argumentativo. Esta categoria destina-se, exclusivamente, a estudantes do 3º ano do ensino médio, ou seja, somente poderão concorrer nela, os alunos que estiverem cursando o 3º ano do ensino médio. O objetivo é a construção de um texto, de caráter reflexivo, com a temática acima solicitada, respeitando à tipologia do gênero em questão. Pode (ou não) conter título. Fonte: times new roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas: 1,5 e alinhamento justificado.

4ª Categoria: Manifesto. Esta categoria destina-se, exclusivamente, aos estudantes do ensino superior, ou seja, somente poderão concorrer nela, os estudantes que estiverem cursando, independente do ano, um curso superior. O objetivo é a construção de um texto, de caráter persuasivo, com a temática acima solicitada, respeitando à tipologia do gênero em questão. Pode (ou não) conter título.

Todos os textos devem ser enviados no formato PDF, impreterivelmente, e os participantes devem encaminhar 2 (duas) cópias do texto, uma com o seu nome e a outra sem o nome

Premiação:

O primeiro colocado, de cada categoria, receberá um box de livros temático, medalha e certificado de participação. Os segundos e terceiros colocados, de cada categoria, receberão também um livro, medalha e certificado de participação. Ademais, todos os finalistas terão seus textos divulgados no site institucional do IFSULDEMINAS, na página do E-ZINE antirracista, a ser publicada no dia 20 de novembro de 2021.

Cronograma:

Envio dos textos 18/10/2020 a 15/11/2021 Via google formulário https://forms.gle/MRoW7hcohxNioE7Y7
Divulgação dos finalistas de cada categoria 20/11/2021
Publicização dos ganhadores A partir de 20 de novembro