Página inicial > Editais > Editais de 2023 > EDITAL 22/2023 - CONCURSO DE POEMAS, DOCUMENTÁRIOS E ARTIGOS DE OPINIÃO

EDITAL 22/2023 - CONCURSO DE POEMAS, DOCUMENTÁRIOS E ARTIGOS DE OPINIÃO

Chamada para o Concurso de poemas, documentários e artigos de opinião do 5º Festival Literário do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre. Os poemas, documentários e artigos de opinião deverão trazer como temática a proposição “Narrativas plurais: a arte de (R)existir pela literatura”, em que se propõe uma reflexão acerca das formas de resistências de grupos minoritários por meio da arte da palavra.

EDITAL 22/2023

RETIFICAÇÃO (Tamanho e tempo dos trabalhos) - Publicado em 18/05/2023

RESULTADO  - Publicado em 09/08/2023

Quem pode participar -  Poderão inscrever propostas para a participação no concurso de poemas:

• Alunos das escolas públicas e privadas pertencentes à regional de Pouso Alegre, devidamente matriculados no ano de 2023, que estejam cursando o Ensino Fundamental - Anos Iniciais (1º ao 5ª ano).
  • Alunos das escolas públicas e privadas pertencentes à regional de Pouso Alegre, devidamente matriculados no ano de 2023, que estejam cursando o Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano)

Poderão inscrever propostas para a participação no concurso de documentários:

• Alunos das escolas públicas e privadas pertencentes à Regional de Pouso Alegre, devidamente matriculados no ano de 2023, que estejam cursando do Ensino Médio (1º ao 3º ano) e Subsequente.

Poderão inscrever propostas para a participação no concurso de artigos de opinião:

• Alunos de cursos superiores, devidamente matriculados no ano de 2023.

Os participantes menores de 18 (dezoito) anos só poderão se inscrever se apresentarem autorização dos pais ou responsáveis, conforme modelo disponibilizado no Anexo I

Inscrições -  As inscrições das propostas para o Concurso de poemas, documentários e artigos de opinião do Festival Literário do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre estarão abertas a partir do dia 02 de maio de 2023 e serão encerradas no dia 30 de junho de 2023, efetuadas EXCLUSIVAMENTE através do e- mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., identificado com assunto “Concurso – FLIF 2023”

Critérios de seleção -  Os critérios de julgamento e seleção são prerrogativas exclusivas da Comissão Julgadora do Concurso, cujas decisões correrão em absoluto sigilo, levando-se em consideração os itens estabelecidos neste edital. Cada produção (poemas, documentários e artigos de opinião) será avaliada considerando-se os quesitos abaixo, que serão pontuados, cada um deles, de 0 a 10:

A. Adequação temática - “Narrativas plurais: a arte de (R)existir pela literatura”.
B. Tratamento redacional - morfossintático, semântico, ortográfico, etc.
C. Uso de recursos expressivos.
D. Originalidade.

Após a pontuação de cada quesito, será tirada a média proporcional, somando-se os três valores obtidos e dividindo-se a soma por três. O resultado deste cálculo será a nota parcial de cada produção, por avaliador. A nota final será obtida somando-se as notas parciais obtidas.

Resultado -  A divulgação do resultado ocorrerá no dia 11 de agosto de 2023 . A premiação ocorrerá durante o Festival Literário do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre e será agendada mediante envio de e-mail pela comissão organizadora do evento.