Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > FLIF – Palestras
Início do conteúdo da página

FLIF – Palestras

Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2019, 16h59 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2019, 16h37

Escritores regionais falam de suas obras na Feira do Livro do Instituto Federal

Nos três dias da FLIF, os visitantes poderão acompanhar as palestras com escritores regionais e conhecer as suas obras. A feira acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de Outubro, no IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre (Av. Maria da Conceição Santos, nº 900, bairro Parque Real).

No dia 24, o espaço será das mulheres. As escritoras Fernanda Valin, Madu Macedo, Marcela Marques e Waléria Loyade participarão da roda de conversa “Diálogos: A mulher e a Literatura”.

No dia 25, a FLIF recebe Luís Antônio Torelli, ex-presidente da Câmara Brasileira do Livro para a palestra “Entre livros e saberes: o despertar da leitura”.

E no dia 26, os escritores Isais Pascoal, Paulo Roberto Labegaline, Fernando Alves Sales e Fernando Henrique do Vale apresentam suas obras em “Diálogos “A arte da escrita”.

Um pouco sobre os palestrantes:

Fernanda Valim. Literatura e FeminismoFernanda Valim é jornalista, graduada em Letras pela Unicamp. Fez seu mestrado em Linguística Aplicada na Unicamp, propondo um estudo sobre a produção, a circulação e a recepção da crítica de cinema no Brasil a partir do filme Olga, de Jayme Monjardim e Rita Buzzar, e de entrevistas com críticos brasileiros. É doutora em Literaturas Modernas e Contemporâneas pela UFMG, tendo realizado um estudo da obra de três escritoras contemporâneas, refletindo sobre as teorias críticas feministas e propondo um modo terapêutico de leitura que relaciona texto, leitor, práticas culturais e formas de vida. Atualmente, é professora adjunta de Literatura na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha, em Diamantina, Minas Gerais. É autora do livro Arte em Movimento (2012), coordena o grupo LAC - Literatura, Arte e Cultura (CNPq/UFVJM) e o projeto Ciclo de Diálogos Literatura e Feminismos (PROEXC/UFVJM).

 

Marcela Marques é aluna do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio no IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre. IMG 20190505 193107 284É monitora no projeto de teatro “Cia dos Péssimos” onde também atua como atriz tendo participado de vários espetáculos, entre eles, uma releitura de “O Alto da Compadecida”. Aos 12 anos começou a se aventurar no mundo da escrita. Tudo começou com uma simples música que nunca mais saiu de sua cabeça,“Me chama”, e também uma pequena narrativa, “Diário de Jéssica”. Aos 14 anos começou escrever poesia. E em 2018 participou de um concurso literário promovido pela Editora Vivara, concorrendo com mais de dois mil inscritos. Foi classificada e teve sua poesia intitulada “Meu amor” publicada na coletânea.

 

madu 2Madu Macedo é graduada em Letras pela Universidade do Vale do Sapucaí - Univás, especialista em Administração Pública e Gestão de Pessoas pela UNISUL, Universidade do Sul de Santa Catarina. É servidora pública concursada há mais de 26 anos. Atualmente exerce o cargo de Diretora da Escola do Legislativo do município de Pouso Alegre. Desenvolve projetos voltados para a educação cidadã dos jovens como: Câmara Pré-Mirim, Câmara Mirim, Câmara Jovem, Câmara Universitária, Câmara do idoso e Academia Juvenil de Letras. Entre 2011 e 2015 foi presidente da Academia Pouso-alegrense de Letras. É autora dos livros “Constituição em Miúdos I e II e Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos” produzidos pelo Senado Federal e dos livros de poesias e crônicas: “Viver é arrumar a mala” e “ Viver é arrumar a mala com novas bagagens”.

 

Walléria Loyade é autora do Livro “Pitorescos”, obra que resenha o fascínio da escritora por "gente simples“ que em sua aparentefoto valeria desimportância se tornaram acervos de nosso folclore como: Rabo Verde, Pó de Arroz Perdido, Bijú, Zé Depende e Zé Copinho. Também é artista plástica, restauradora, ilustradora e pedagoga. Como escultora faz de órgãos internos painéis de artes admiráveis para decorar clínicas. Já ilustrou livros como Momentos Paulistanos, de Paulo von Bruck Lacerda. É membro atuante da Academia Latino-Americana de Arte.

 

Foto torelli palestraLuís Antonio Torelli foi presidente da Câmara Brasileira do Livro por duas gestões: 2015-2017 e 2017-2019. Desde 2011 integra a diretoria da entidade. Presidiu o Instituto Pró-Livro (IPL), no período de 2017 a 2019. Foi presidente, por duas gestões, da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL). Graduado em Administração de Empresas, atua no mercado editorial desde 1982. Em 2003 iniciou as atividades da Trilha Educacional Editora, da qual é o diretor-geral. Exerceu a função de membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) vinculado ao Ministério da Cultura. É Conselheiro titular na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, órgão do Ministério da Cidadania, na área do Livro, Leitura e Literatura.

 

Fernando alves

Fernando Sales é autor do livro "Poemas para o coveiro", lançado pela Editora Multifoco, em 2018. O medo da vida, o medo da morte, a juventude, a paixão pelo viver e a fluidez do tempo são alguns dos temas presentes na obra. Formado em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto, pós-graduado em Gestão Escolar e está prestes a fazer a defesa pública de sua dissertação de mestrado em Ciencias de la Educación, pela Univerdad del Salvador, em Buenos Aires. Nesse texto, o autor aborda problemas relacionados à educação rural em Pouso Alegre .Professor de Redação, Literatura e Gramática há mais de 10 anos, atuando nas redes privada e pública, nos segmentos de ensino fundamental, ensino médio e pré-vestibular. Desenvolve ainda um canal educativo no Youtube, com análises de livros e de letras de música, chamado Digitalismo.

 

Foto Fernando

Fernando Henrique do Vale possui graduação no Curso Livre de Filosofia (Faculdade Católica de Pouso Alegre), em História (Licenciatura- Universidade do Vale do Sapucaí) e Mestrado em História Econômica (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/FFLCH-USP). Possui diversos artigos, capítulos em livros e três livros publicados transitando por temas relativos à Filosofia, História e Literatura. É membro da Academia Pouso-alegrense de Letras, ocupando a cadeira nº 13 cujo patrono é Dom João Baptista Corrêa Nery. Suas obras mostram o seu interesse pela História de Pouso Alegre: Em 2013 publicou “Mercado Municipal de Pouso Alegre: o cotidiano na cidade. Em 2014: “Pouso Alegre em cores”. E em 2019: “Catedral de Pouso Alegre: espaço de fé e sociabilidade.

 

Isaías Pascoal é graduado em Pedagogia pela UNIVÁS e História no Incor, em Três Corações. Fez especialização em História Moderna e foto isaiasContemporânea na Universidade Católica de Belo Horizonte, mestrado em Sociologia na UNICAMP, e doutorado em Ciências Sociais também na UNICAMP. São 40 anos dedicados à educação, em todas as esferas de ensino (fundamental, médio e superior) e em todas as redes de ensino (particular e pública) e, dentro da rede pública, pública estadual e federal. É autor do livro “O escravismo no sul de Minas: Apogeu e Crise”, onde procura explicar como o escravismo se reproduziu na região no século XIX, constituindo-se no elemento fundamental da reprodução do sistema econômico. O livro foi lançado pelo Instituto Federal do Sul de Minas, onde o autor atua como professor.

 

Foto PauloPaulo Roberto Labegalini é graduado Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil de Itajubá, tem especialização em Matemática Superior pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. É autor de nove livros: Pegadas na Areia, Histórias Infantis Educativas, Histórias Cristãs, O Mendigo e o Padeiro, A Arte de Aprender Bem, Minha Vida de Milagres, Administração do Tempo e Mensagens que Agradam o Coração. É co-autor dos livros: Projetos Mecânicos das Linhas Aéreas de Transmissão e Mecânica Geral. Ministrou dezenas de cursos, e palestras. Atualmente e docente do Instituto Federal Sul de Minas - campus de Pouso Alegre .

 

Outras notícias da FLIF:

- Campus Pouso Alegre realiza Feira do Livro: Programação.

- Prorrogado o prazo para envio de poesias para concurso que ocorrerá na Feira do Livro do Instituto Federal.

- Personagens de livros ganham vida no cosplay literário da Feira do Livro do Instituto Federal.

Assessoria de Comunicação

IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre

registrado em:
Fim do conteúdo da página