Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Noticias não publicadas > CADEM - Colegiado Acadêmico
Início do conteúdo da página

CADEM - Colegiado Acadêmico

O Colegiado Acadêmico - CADEM - é órgão consultivo que integra a estrutura de cada campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e tem por finalidade colaborar para o aperfeiçoamento do processo educativo com informações da comunidade e zelar pela correta execução de suas políticas acadêmicas.

REGIMENTO INTERNO - Resolução nº 162/2022 

PORTARIA Nº 13/2023 - Composição do CADEM

 

Membros do CADEM:

Diretor Geral DG Alexandre Fieno da Silva
Diretora de Administração e Planejamento DAP Danielle Martins Duarte Costa
Diretor de Desenvolvimento Educacional DDE Thiago Alves de Souza
Representante dos Docentes Titular Johnny Cesar dos Santos
Suplente Mariana Felicetti Rezende
Representantes dos Técnicos-adminsitrativos Titular Jociana Brugnerotto de Almeida
Suplente Tônia Amanda Paz dos Santos
Representantes dos Discentes Titular Fernanda Aparecida dos Reis
Suplente Yasmin Yris Carneiro Pereira
Representante da Sociedade Civil Titular Denise Cervilha de Freitas
Suplente  

 

Ao Colegiado Acadêmico compete:

I. Aprovar internamente e encaminhar ao CEPE, os projetos de novos cursos e alterações dos cursos existentes;

II. Apreciar e aprovar o Plano Anual e Trabalho do Campus;

III. Apreciar a proposta de calendário letivo anual, em concordância com as diretrizes estabelecidas pelo CEPE;

IV. Apreciar a oferta anual de vagas do Campus de acordo com as diretrizes expedidas pelo CEPE;

V. Apreciar os dados orçamentários do campus e a definição sobre as prioridades em função dos recursos disponíveis, convênios e editais;

VI. Apreciar, quando solicitado ou quando se fizer necessário, sobre assuntos didático-pedagógicos e adminsitrativos;

VII. Avaliar as necessidades, dimensionando a solicitaçãod e movimentação de servidores bem como a definição sobre a destinação de vagas para docentes;

VIII. Analisar as solicitações de alunos no que se refere às questões previstas na Organização Didática;

IX. Deliberar sobre questões que prejudiquem o andamento normal do Campus envolvendo servidores, alunos e comunidade;

X. Definir sobre linhas de pesquisa e extensão do Campus;

XI. Apreciar o Relatório Anual de Gestão do Campus;

XII. Criar grupos de trabalho e comissões internas, sempre que se fizer necessário;

XIII. Apreciar as propostas de atualização do Regimento Interno do Campus, encaminhando-as ao reitor para deliberação e aprovaçao do Conselho Superior;

XIV. Elaborar e recomendar sobre outras questões submetidas a sua apreciação;

XV. Aprovar o funcionamento dos Colegiados dos cursos do Campus.

 

ATAS 2022:

16/2022 - Análise e parecer sobre a proposta de alteração dos PPCs dos cursos de PósGraduação em Engenharia de Segurança do Trabalho - modalidade híbrida, Técnico em Qualidade Subsequente e Concomitante, Técnico em Logís>ca Subsequente e concomitante e Técnico em Administração Subsequente e Concomitante.

21/2022 - Análise e parecer sobre a proposta de alteração do PPC do curso de PósGraduação em Engenharia de Segurança do Trabalho; o Regulamento para o uso dos laboratórios de Engenharia Civil e Edificações e as Normas e procedimentos relacionados à Recuperação Paralela nos cursos técnicos de nível médio no campus.

ATAS 2021:

07/2021: Comissão eleitoral Permanente, PPC do curso de Pós-graduação Lato S e n s u em Linguagens e Educação, Calendário Acadêmico 2021 e Expediente.

15/2021:  Análise e parecer sobre a proposta de alteração do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Subsequente do campus Pouso Alegre.

20/2021:  Análise e parecer sobre a proposta de abertura do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Construção Civil.

22/2021: Análise e parecer sobre a proposta de criação do Curso Técnico em Química integrado e análise da minuta do regime domiciliar de estudos nos cursos técnicos e superiores do Campus Pouso Alegre.

27/2021: Análise e parecer sobre o calendário acadêmico de 2022; Análise e parecer sobre o regulamento do laboratório de Química; Análise e parecer sobre o regulamento da recuperação paralela; Análise e parecer sobre o Plano de Ação Pedagógico e Administrativo de Retorno gradual às atividades letivas presenciais (PAPA) - Versão 1 e Análise e parecer sobre o Plano de Biossegurança - versão 2.

ATAS 2020:

09/2020: Aprovação dos PPCs - Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnico em Segurança do Trabalho, modalidade Subsequente, e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho; Plano Emergencial de Oferta de Ensino Remoto; Calendário 2020 dos cursos anuais e Calendário 2020 dos cursos semestrais.

11/2020: Análise e parecer sobre a proposta de alteração do PPC do curso Técnico em Administração Subsequente e sobre a proposta de abertura dos cursos Técnico em Design de Interiores Subsequente e Pós-graduação Lato Sensu em Computação Aplicada à Educação (EaD).

16/2020: Análise e parecer sobre as propostas de alteração dos PPCs dos cursos de Engenharia Química e da Pós-graduação Lato Sensu em Computação Aplicada à Educação (EaD), este após parecer da CGPG/PPPI e CEPE.

21/2020: Análise e parecer sobre a proposta de alteração do PPC do curso de Engenharia Química do Campus Pouso Alegre.

25/2020: Apresentação das versões do Calendário Acadêmico 2020/2 e votação

26/2020: Análise e parecer sobre o Calendário Acadêmico 2020 e sobre o Plano Emergencial de Oferta de Ensino Remoto – Versão 2.

27/2020: Análise e parecer sobre a proposta de abertura do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Linguagens e Educação e Análise e parecer em relação à solicitação da Direção de Desenvolvimento Educacional do Campus Pouso Alegre a respeito de procedimento de votação do calendário acadêmico (voto paritário).

33/2020: Análise e parecer sobre as Normas para a realização de eventos acadêmicos e administrativos, cerimonial e protocolo; sobre o Manual de Trabalhos Acadêmicos do Campus Pouso Alegre e em relação ao procedimento de votação do calendário acadêmico no Campus Pouso Alegre (voto paritário).

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página